Quatro em dez famílias vão comprar um novo PC neste ano, diz estudo

0

A educação é um dos principais motivos apontados pelos consumidores brasileiros para a compra de um PC. No entanto, as funcionalidades mais utilizadas são e-mail, internet, mensagens instantâneas e músicas. Isso é o que aponta pesquisa encomendada à Research International pela Intel, a qual procurou identificar a evolução da penetração de equipamentos eletrônicos nos últimos anos e, conseqüentemente, o comportamento do consumidor em relação às novas tecnologias.

A pesquisa foi feita com o público das classes A, B e C, de 18 a 45 anos, do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre), México, Argentina e Colômbia. O levantamento foi realizado no segundo trimestre de 2006 e abrangeu cerca de 700 pessoas em cada país.

Segundo o estudo, uma das causas para o fato de ter a educação é um dos principais indutores da compra, mas usar mais e-mail, internet, mensagens instantâneas e músicas, é que provavelmente o brasileiro se interessa mais por informações gerais e por estar em contato com outras pessoas, diferentemente de mexicanos e colombianos, que utilizam mais o PC como ferramenta para a educação formal.

Entre os entrevistados brasileiros, 46% possui PCs, sendo que 6% são notebooks. O número é muito próximo ao do México (43%, com 11% de notebooks), da Colômbia (48%, com 4% de notebooks) e da Argentina (49%, com 3% de notebooks). Entre os eletrônicos que mais estão presentes nos lares dos brasileiros, aparecem nessa ordem: televisão, celular, PC, aparelho de DVD, câmera digital, viodeogame e filmadora digital. Nos demais países, esses mesmos itens também aparecem nas primeiras posições.

As iniciativas do governo brasileiro como a redução dos impostos dos PCs já refletiram na pesquisa. Em comparação aos números do segundo trimestre de 2005, a compra de PCs novos em vez de usados aumentou de 72% para 80%. Dentre os consumidores 80% pretendem comprar um desktop e 14% um notebook, número semelhante à Colômbia. Já no México, a intenção de compra de notebooks é de 24%.

No geral, os entrevistados do México e da Colômbia apresentaram respostas semelhantes, enquanto as respostas dos argentinos foram mais próximas dos brasileiros.

As principais conclusões sobre o Brasil são:

 A penetração da maioria dos dispositivos eletrônicos ficou estável entre os períodos pesquisados, com exceção para os tocadores de MP3 portáteis (de 6% para 10%) e aparelhos de DVD (de 31% para 42%), que continuam a crescer.

 Possuir um PC é um forte indicador de que a família possui outros dispositivos eletrônicos. O aumento na penetração de tocadores de MP3 portáteis está sendo liderado por donos de PCs (16%). O aumento na venda de aparelhos de DVD também foi liderado tanto por aqueles que possuem quanto pelos que não possuem PCs.

 Quase nove entre dez PCs ainda são desktops e permanecem como a principal escolha para o uso doméstico. Quatro em dez famílias planejam comprar um novo PC até meados de 2007, sendo que 80% desses consumidores pretendem comprar desktop, 14% notebooks e 6% ainda não se decidiram

 Nas famílias com mais de um PC, a compra de notebooks cresceu significativamente nos dois últimos anos, passou de 9% para 40%.

 No geral, as famílias brasileiras têm comprado desktops e notebooks novos. Devido aos incentivos, a procura por equipamentos novos passou de 72% para 80%.

 A conexão de desktops à internet permaneceu a mesma (80%), enquanto a conexão de notebooks cresceu levemente, passou de 5% para 10%. Porém, é significativo o aumento do uso de conexão de banda larga, que passa de 29% para 44% entre os entrevistados.

 O número de DVD players portáteis e DVR/PRVs nos lares brasileiros cresceu significativamente nos últimos dois períodos, passou de 31% para 42%.

 Usuários que não possuem computador acessam a internet sobretudo no trabalho, na casa de outras pessoas ou na escola. Houve um crescimento significativo do acesso em bares/cafés, passou de 10% para 26%.

 Entre os entrevistados, as principais funcionalidades do computador doméstico são: e-mail, internet, comunicação e música. No entanto, é importante notar que o uso de notebook ainda está muito mais associado ao trabalho do que ao lazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.