RVA investe R$ 4 milhões para expandir infra-estrutura de TI

0

A Rede Verde Amarela (RVA), que interliga terminais eletrônicos financeiros de bancos públicos e particulares do País, investiu R$ 4 milhões na modernização e ampliação de sua infra-estrutura de TI, com o objetivo de expandir seus serviços compartilhados. A nova plataforma tecnológica da empresa, que já está suportando o nó central da rede RVA, está baseada em soluções IBM ? servidores RISC System p e um sistema de armazenamento de dados da família DS 4000.

?Acreditamos no compartilhamento de redes de auto-atendimento e vamos investir continuamente para prover a melhor infra-estrutura de serviços para os bancos associados e com o melhor custo-benefício. Nossa política será sempre a de nos anteciparmos às necessidades e demandas, garantindo continuidade, segurança, performance e suporte a novos padrões para todos os que participam ou venham a participar da nossa rede?, salienta Juarez Cançado, diretor-executivo da ATP, empresa especializada na prestação de serviços de TI e administradora da RVA.

Ele destaca que a nova solução amplia as vantagens tecnológicas da rede para receber futuros parceiros. Atualmente, a rede está presente em 1800 cidades brasileiras, proporcionando conforto e comodidade a mais de 11 milhões de usuários, correntistas das 13 instituições financeiras interligadas.

Apesar da complexidade do projeto, Cançado ressalta que a RVA obteve a simplificação do seu ambiente de TI, redução de custo e uma plataforma modular. ?Além disso, a nova solução garante melhor performance com mais segurança e disponibilidade na plataforma baixa?, conta ele, ao dizer que a rede aumentou em 450 vezes a capacidade de processamento de transações. Cada processador utilizado no projeto da RVA pode realizar até 50 mil transações por minuto, pouco mais de 800 transações por segundo.

O projeto foi implantado pela Tecnew, parceira de negócios da IBM em Brasília. ?A solução permitiu à RVA ter uma infra-estrutura moderna e flexível para atender, também, um crescimento contínuo da companhia. Além disso, a atuação em conjunto com a Tecnew possibilita ao cliente ter um parceiro local com total conhecimento dos produtos IBM?, diz Marcelo Violento, gerente de vendas da unidade de System p da IBM Brasil.

Juarez Cançado destaca que poucas empresas, hoje, no país, possuem a especialização da RVA/ATP. ?Já em 1982, disponibilizávamos um sistema integrado de pagamento de cheques nos caixas dos bancos associados. Com o advento dos cartões magnéticos, o processo foi inteiramente automatizado e implantado on-line de forma pioneira no país em 1993?, recorda. E salienta: ?Temos o compartilhamento em nosso DNA e hoje possuímos know-how e infra-estrutura tecnológica para oferecer produtos e serviços compartilhados a todas as instituições financeiras presentes no país?, afirma.

A RVA fechou 2006 com cerca de 10 mil pontos de atendimento e 32 mil terminais interligados. ?Consolidamos uma expansão de aproximadamente 600% em nossa capilaridade, em relação a 2005, graças à abertura da rede para instituições não-financeiras e à integração com nossos mais de 2,3 mil correspondentes bancários?, comemora Cançado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.