Registro de patentes no Brasil cresce 27% nos últimos cinco anos

0

O número de registro de patentes cresceu 27% nos últimos cinco anos no Brasil, saltando de 2.481, em 2004, para 3.153 no ano passado, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O órgão atribui o aumento a três fatores: contratação de pessoal, melhoria da estrutura e maior divulgação do sistema.
De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), somente no ano passado foram sete patentes depositadas no Brasil junto ao Inpi, e mais seis internacionais. O INT ainda tem outros seis relatórios descritivos de patentes em fase de conclusão e planeja registrar dez produtos até o fim deste ano.
O coordenador de Gestão da Qualidade e Inovação Tecnológica do INT, Carlos Alberto Teixeira, observa que outros fatores também foram relevantes para o desempenho inédito da instituição, em especial, a estrutura que se criou para dar suporte à inovação, como o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PC&I 2007-2010), que tem um eixo específico relacionado à inovação nas empresas e disponibiliza um conjunto grande de instrumentos justamente para fazer com que a inovação aconteça.
Na opinião de Teixeira, a criação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), da Lei do Bem e da Lei de Inovação, regulamentada em 2005, foram relevantes para proporcionar as condições necessárias para tornar mais efetiva a gestão das instituições e dos institutos tecnológicos. Ele atribuiu o desempenho à trajetória de grande relacionamento com as empresas e com o meio industrial. O órgão possui, atualmente, 38 patentes acumuladas na carteira e 69 produtos registrados, entre eles, marcas, programas de computador, modelos de utilidade e invenções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.