SaaS, uma solução para todas as empresas

0

A contratação de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) tem sido um dos temas mais comentados na mídia especializada nos últimos tempos. A grande discussão gira em torno dos desafios que precisam ser vencidos para o sucesso do SaaS. Alega-se que a maior incidência se dá em pequenas e médias empresas, por meio de aplicações isoladas, não integradas aos sistemas internos. Isto dá a impressão de que falta um longo caminho a ser percorrido para viabilizar o modelo. No entanto, existem hoje no mercado soluções que já consolidaram o modelo SaaS como a melhor alternativa para empresas de todos os portes. Entre elas estão aplicações para as áreas ligadas ao supply chain, principalmente destinadas a compras, que se beneficiam de ferramentas e serviços que operam com mais eficiência em um ambiente compartilhado, característica viabilizada pelas soluções SaaS. Essas aplicações podem ser totalmente integradas com os sistemas das empresas, o que permite agilidade na troca de informações com parceiros comerciais, sem necessidade de retrabalho entre os sistemas.
Soluções de e-procurement SaaS beneficiam não só o contratante comprador, mas também os fornecedores que, a partir de um único ambiente, têm a possibilidade de acessar vários ambientes privados de compradores, facilitando o processo de resposta a cotações e pedidos. Isto traz ganhos operacionais significativos, além da garantia do recebimento das solicitações feitas pelos clientes, que poderiam se perder pelos meios convencionais (telefone, fax ou e-mail).
Além da troca de informação pelo sistema, empresas que oferecem o modelo de SaaS disponibilizam vários serviços agregados que potencializam os resultados da solução. São serviços que vão desde a adesão e suporte a compradores e fornecedores até o monitoramento da pontualidade das respostas às cotações, aos pedidos, além do acompanhamento da entrega dos materiais.
Empresas que adotaram solução de e-procurement Saas têm conseguido significativa redução de custos de aquisição e de processos, além de permitir que a equipe de compras seja liberada de atividades operacionais e passe a focar seu tempo em questões mais estratégicas para a companhia.
O modelo de SaaS em soluções de e-procurement tem permitido mais do que ganhos operacionais. O ambiente pode proporcionar o desenvolvimento de uma comunidade de negócios, onde um grande número de compradores e fornecedores pode interagir, viabilizando novos negócios.
Diante de exemplos como este, podemos dizer que o SaaS já é uma realidade de sucesso quando o objetivo é potencializar a colaboração entre empresas.
– Marcelo da Cunha Pereira é gerente de operações comerciais do Mercado Eletrônico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.