Sobe para 160 o número de startups inscritas para ajudar nas ações de resgate em Brumadinho

0

Mais de 160 empresas enviaram mensagens para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), após campanha da ABDI para que startups e empresas pudessem disponibilizar inteligência e tecnologias para auxiliar na tragédia gerada pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

Especialistas das mais diversas áreas também se colocaram à disposição para ajudar. "Nesse momento, é fundamental mobilizarmos tecnologias e inteligência para atuar com agilidade em cooperação com as autoridades e equipes técnicas no local da tragédia, auxiliando nas buscas e, posteriormente, no trabalho de reconstrução das áreas atingidas", disse Guto Ferreira, Presidente da ABDI.

A BirminD, uma das startups que respondeu ao chamado da ABDI, juntou-se a outras empresas de base tecnológica para o desenvolvimento de um aplicativo. "Estamos estimando o fluxo de rejeitos e cruzando com o último sinal de GPS que uma pessoa tenha tido antes do rompimento da barragem. Com essa informação queremos estimar, levando em conta o arrasto da lama, onde a pessoa possa estar", explica Diego Oliveira, um dos fundadores da empresa.

Celulares modernos mapeiam, praticamente em tempo real, nosso deslocamento. Essa tecnologia deve auxiliar na busca por desaparecidos. O algoritmo, base para construção do aplicativo, começou a ser desenvolvido domingo às 9 horas.

A primeira versão ficou pronta nesta segunda-feira (28), às 2h30. "Agora, nós disponibilizamos o algoritmo de forma aberta na rede para que ele seja melhorado. Qualquer um pode aprimorar", destaca Oliveira. Como os dados de localização são sigilosos, a ideia é que as empresas de telefonia utilizem o aplicativo para ajudar as equipes de salvamento.

Uma empresa que oferece serviço de monitoramento por drones também se colocou à disposição da ABDI. As câmeras de alta resolução podem fazer um modelo digital da área, explica o diretor de engenharia da Nong, Gabriel Postiglione. "A partir das fotos, nós geramos vários mapas. Com essas informações, podemos calcular a declividade do terreno e entender todo o relevo. Em uma operação de resgate, conhecer a declividade é fundamental, podemos direcionar a melhor entrada e como andar no terreno".

As câmaras multiespectrais, embarcadas nos drones, permitem o desenho preciso do terreno. Segundo Postiglione, os equipamentos também poderiam ajudar na visualização do local. "As câmeras, voando a 200 metros, conseguem observar, com boa resolução, objetos à cinco centímetros do chão", relata.

Uma terceira startup disponibilizou tecnologia para limpeza da água. A O2eco aplicou a solução no rio Doce depois do rompimento da barragem de Mariana, em 2015. "Colocamos uma placa de cera com nano minerais. A placa estimula a criação de bactérias que propiciam a limpeza do rio", explica o Sócio Fundador da startup, Joel de Oliveira Junior.

Com o uso da tecnologia uma bactéria que se reproduz oito mil vezes a cada dez horas, passa a fazer esse mesmo processo oito milhões de vezes no mesmo período. "A solução acelera um processo natural. No rio Doce, o alumínio teve uma queda de presença na água em 82%, depois de cinco semanas". O processo de limpeza começa a dar resultado aproximadamente cinco semanas depois da colocação das placas. A vida útil da tecnologia, aplicada em um rio, é de três a nove meses.

A ABDI continuará recebendo mensagens de empresas que possam ajudar em Brumadinho. Todas as informações estão sendo compiladas e repassadas para as autoridades competentes. "Estamos apelando ao espírito solidário do nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação para um verdadeiro mutirão cívico de ajuda à cidade de Brumadinho", destaca Guto Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.