América Latina apresenta barreiras ao crescimento do mercado de IPTV

0

A baixa penetração da banda larga na América Latina é um dos principais entraves à disseminação da IPTV, segundo Diego Bubillo, diretor da Signals Telecom Consulting. Durante o seminário ?IPTV – As novas oportunidades na distribuição de conteúdo? -, promovido pelas revistas TELETIME E TELA VIVA.

Ele destacou que o Brasil conta com apenas 1,25% da população com banda larga, perdendo do Chile que tem 3,95%. ?E que também está longe da massificação desse serviço?, afirma.

Outros obstáculos à IPTV, na opinião do consultor, são o alto custo do PC, baixo nível de renda per capita (comparado com países europeus) e os elevados custos dos serviços de banda larga.

Para as teles, a IPTV é a oportunidade de oferecer serviços triple play, adquirir novos clientes, incrementar serviços de banda larga e dimimuir o churn. ?Mas existem barreiras, como a pouca produção de conteúdo digital e como vão se diferenciar da oferta da TV a cabo?, diz.

As velocidades de banda larga oferecidas hoje também são impeditivos. Segundo Bubillo, para ter vídeo na rede, as operadoras teriam que oferecer no mínimo velocidades de 15 Mbps, sendo 20 Mbps o ideal. ?Oferecer vídeo em mais de um ponto de TV em casa, canais de alta definição, voz e dados, consomem muita banda e não será possível com apenas 8 Mbps, que é a oferta máxima hoje?, garante o consultor.

Na questão regulatória, o executivo vê apenas o Chile como o país mais avançado nesse setor, com a agência já discutindo o assunto e a favor da entrada de mais players. ?A Argentina, o Brasil e o México (onde se discute o título de concessão da Telmex para oferecer o serviço) ainda estão bastante atrasados na definição do marco regulatório?, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.