Sociedade da informação é debatida em encontro do BID

0

O papel da tecnologia da informação será determinante no desenvolvimento educacional. Esse foi um dos temas abordados pela presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Lúcia Melo, durante a abertura nesta quarta-feira (29/3) do painel ?Estratégias para o desenvolvimento de sociedades da informação?.

O painel faz parte das atividades da 47ª edição da Reunião Anual da Assembléia dos Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da 21ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores da Corporação Interamericana de Investimentos (CII), que acontecem até o dia 5 de abril, em Belo Horizonte (MG).

Segundo Lúcia Melo, de maneira geral, o mundo se beneficiou desse tipo de tecnologia, mesmo os países menos desenvolvidos. "Mas as desigualdades entre as nações e as diferenças regionais se tornaram ainda mais acentuadas", disse a presidente do CGEE. Entre as iniciativas do governo federal na construção da sociedade da informação, ela citou os programas Computador para Todos, Biblioteca Digital, que facilitaram o acesso às publicações em Língua Portuguesa, e a TV Digital, em processo de definição de modelo a ser adotado pelo país.

Especificamente do MCT, Lúcia Melo ressaltou a importância da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que possibilita a conexão de alta velocidade entre as instituições de ensino brasileiras, e dessas com os principais institutos e centros de pesquisa de todo o mundo. "A participação brasileira em pesquisas que representam desafios mundiais, como é o caso da mudança global de clima, só é possível graças a essa infra-estrutura que permite a troca de alto volume de dados com velocidade e segurança", explicou.

O exemplo da Coréia

O diretor geral do Ministério de Informação e Comunicação da Coréia do Sul, Lee Jae-hong, apresentou algumas das ações pontuais que foram fundamentais para que avançassem da condição de um país pobre para uma das nações mais desenvolvidas em TI. Entre eles, o uso da plataforma ADSL para banda larga de internet e a exportação da tecnologia CDMA, usada para celular móvel em diversos países.

Uma das novidades apresentadas por Jae-hong foi a internet banda larga sem fio (WiBRO), que começa a ser comercializada pela Coréia em junho, tendo o Brasil como um dos países interessados. Esse novo modelo representa uma redução de 90% dos custos, por eliminar a necessidade de implantação de redes para os assinantes, é mais veloz e permite o acesso à internet mesmo que o usuário esteja num carro a 100 km/h.

"A WiBRO traz benefícios para o desenvolvimento da telefonia VoIP, entretenimento, educação à distância, serviços bancários, além de chegar aos locais mais remotos e áreas rurais", destacou o representante do governo coreano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.