Telefônica/Vivo adota plataforma full stack para cliente se conectar a múltiplos canais digitais

0

Quando resolveu melhorar e modernizar o atendimento ao cliente, a Telefônica/Vivo decidiu abordar conjuntamente vários projetos integrados, com foco especial no que ela chama de multicanalidade, para atender as novas expectativas do consumidor.

Para isso, a operadora desenvolveu um amplo projeto para conectar os múltiplos canais eletrônicos e digitais (URA, telephone, e-mail, rede social, SMS, aplicativo, etc.), de forma que todos os pontos de contato da empresa fossem unificados na mesma central. Dessa forma, a Telefônica/Vivo optou pela implantação de uma plataforma full stack, abordagem, aliás, adotada mundialmente por diversas empresas de telecomunicações.

A ideia desde o início do projeto, segundo Ciro Kawamura, vice-presidente de qualidade e atenção ao cliente da Telefônica/Vivo, foi disponibilizar o canal adequado para o perfil e necessidade de cada cliente. O executivo apresentou o estudo de caso no Fórum Relacionamento e Atendimento ao Cliente, realizado nesta terça-feira, 29, em São Paulo, promovido pela TI INSIDE Online. Hoje, segundo ele, 81% do atendimento a cliente é feito por meio de canais eletrônicos e digitais, dos quais as URAs respondem por 58% e os contatos digitais (app, web e SMS) por 23% — o atendimento por telefone hoje da companhia representa apenas 19% .

O executivo ressalta que o atendimento móvel feito pelas URAs cresceu de 49% em janeiro de 2015 para 57% em janeiro deste ano, enquanto o atendimento fixo passou de 45% para 48%, na mesma base de comparação. Para isso, conta Kawamura, a empresa concentrou esforços para promover a melhor experiência nas URAs ao cliente com a implantação do Persona (voz), de forma que refletisse melhor os atributos da marca Vivo e tornasse agradável o uso do canal, potencializando as funções de autoatendimento.

Plataforma integrada

Nos canais digitais, o aumento também foi expressivo. O atendimento via app, por exemplo, cresceu 410%, passando de 2,1 milhões em janeiro de 2015 para 10,7 milhões em janeiro deste ano. Já o atendimento por SMS teve expansão de 41%, saindo de 5,1 milhões em janeiro de 2015 para 7,2 milhões em janeiro deste ano. O maior crescimento, no entanto, foi registrado pela assistente virtual Vivi, que aumentou de 30 milhões em janeiro de 2015 para 359 milhões neste ano.

Outra medida foi a implantação do reconhecimento de voz, com interpretação do conceito e entendimento da solicitação do cliente (assertividade), e direcionamento para o grupo correto ou para autoatendimento. Além disso, a operadora instalou um sistema para identificação de falhas, antecipação das ações corretivas e garantir a derivação da chamada para o atendente.

Segundo Kawamura, entre os benefícios da plataforma integrada de transformação digital estão o ganho de agilidade nos negócios (time to market), o catálogo centralizado, a redução de erros de faturamento, gestão de pedidos e logística, além da visão de todas as etapas dos processos (E2E) e a criação de uma base única e estruturada de clientes, e a redução do tempo médio de resolução dos pedidos, treinamentos e atendimentos.

A operadora também implantou um sistema de big data capturar informações de tráfego e consumo para roteamento de chamadas por assunto/clusters, entender o relacionamento entre os Clientes Vivo para diferenciar o atendimento não somente pela segmentação, encontrar padrões na utilização dos serviços que possam sinalizar propensão para contato proativo, identificar canais de preferência para direcionamento mais eficiente para o autoatendimento, e avaliar regiões criticas com índices elevados de reclamações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.