TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Intel encerra produção de chips Atom e deixa mercado de chips para smartphones e tablets

Postado em: 29/04/2016, às 20:31 por Redação

Como parte de seus esforços para reduzir suas perdas com tecnologias móveis, a Intel decidiu descontinuar as suas linhas de processadores para smartphones e tablets SoFIA, baseada na arquitertura de sistemas-em-um-chip (SoCs) — composta por chips duplo que incluem um modem banda base e um processador Atom —, e Broxton, um processador Atom para smartphones e tablets high-end.

A resolução, na prática, significa a saída da Intel do mercado chips para de smartphones e tablets, o que também representa a perda bilhões de dólares. A fabricante deve cancelar imediatamente a produção dos chips, conforme confirmou um porta-voz da empresa ao Seeking Alpha, site especializado no mercado financeiro.

O fim da fabricação dos dois produtos é parte do plano da Intel para reformular as operações e reduzir custos, depois de anunciar neste mês que vai cortar 12 mil postos de trabalho em todo o mundo. A notícia do fim da produção dos chips foi dada pela primeira vez pelo analista Patrick Moorhead em um artigo no site da Forbes.

"A estratégia da empresa é concentrar os recursos em produtos que ofereçam maior retorno e possibilitem que ela possa avançar em sua estratégia", segundo o porta-voz disse em um e-mail. O foco principal da Intel estará concentrado agora nos chips Xeon para servidores, computação em nuvem, silício para fotônicos e FPGAs, circuitos integrados com componentes lógicos programáveis e interconexões que podem ser adaptados por usuários finais para aplicações específicas.

A Intel também vai tirar de produção linha Atom X5 de chips para tablets, cujo codinome é Cherry Trail, que será substituída pela nova linha de chips Pentium e Celeron, de codinome Apollo Lake, voltados mais para dispositivos híbridos. Muitos fabricantes de PCs já estão adotando processadores Skylake Core M mais o Cherry Trail para equipamentos híbridos tablet-PC.

A Intel injetou bilhões de dólares em seu negócio de mobilidade, mas não conseguiu fazer frente à britânica ARM, líder nesse mercado. O Atom hoje equipa apenas um alguns smartphones, e o mercado de tablets está em declínio. Além disso, os fabricantes de computadores estão substituindo os tablets por dispositivos destacáveis e equipamentos híbridos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top