Intel encerra produção de chips Atom e deixa mercado de chips para smartphones e tablets

0

Como parte de seus esforços para reduzir suas perdas com tecnologias móveis, a Intel decidiu descontinuar as suas linhas de processadores para smartphones e tablets SoFIA, baseada na arquitertura de sistemas-em-um-chip (SoCs) — composta por chips duplo que incluem um modem banda base e um processador Atom —, e Broxton, um processador Atom para smartphones e tablets high-end.

A resolução, na prática, significa a saída da Intel do mercado chips para de smartphones e tablets, o que também representa a perda bilhões de dólares. A fabricante deve cancelar imediatamente a produção dos chips, conforme confirmou um porta-voz da empresa ao Seeking Alpha, site especializado no mercado financeiro.

O fim da fabricação dos dois produtos é parte do plano da Intel para reformular as operações e reduzir custos, depois de anunciar neste mês que vai cortar 12 mil postos de trabalho em todo o mundo. A notícia do fim da produção dos chips foi dada pela primeira vez pelo analista Patrick Moorhead em um artigo no site da Forbes.

"A estratégia da empresa é concentrar os recursos em produtos que ofereçam maior retorno e possibilitem que ela possa avançar em sua estratégia", segundo o porta-voz disse em um e-mail. O foco principal da Intel estará concentrado agora nos chips Xeon para servidores, computação em nuvem, silício para fotônicos e FPGAs, circuitos integrados com componentes lógicos programáveis e interconexões que podem ser adaptados por usuários finais para aplicações específicas.

A Intel também vai tirar de produção linha Atom X5 de chips para tablets, cujo codinome é Cherry Trail, que será substituída pela nova linha de chips Pentium e Celeron, de codinome Apollo Lake, voltados mais para dispositivos híbridos. Muitos fabricantes de PCs já estão adotando processadores Skylake Core M mais o Cherry Trail para equipamentos híbridos tablet-PC.

A Intel injetou bilhões de dólares em seu negócio de mobilidade, mas não conseguiu fazer frente à britânica ARM, líder nesse mercado. O Atom hoje equipa apenas um alguns smartphones, e o mercado de tablets está em declínio. Além disso, os fabricantes de computadores estão substituindo os tablets por dispositivos destacáveis e equipamentos híbridos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.