Brasil tem mais de 54 milhões de acessos à banda larga móvel

0

O Brasil alcançou a marca de 54,3 milhões de acessos à internet em banda larga móvel em abril, o que representa quase 28% da penetração da banda larga móvel no país, de acordo com estudo encomendado a consultoria Teleco pela Huawei, fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações. O relatório projeta que até o fim deste ano serão 73 milhões de acessos móveis e em 2014, 124 milhões.

Já a banda larga fixa encerrou abril com 16,5 milhões de acessos. O estudo ressalta que o Brasil é o nono país do mundo em termos de quantidade de acessos de banda larga fixa. Com densidade de 8,8 acessos por 100 habitantes, o país, porém, ainda está muito aquém da média dos países desenvolvidos (25,7 acessos por 100 habitantes) e também da China (11,6 acessos a cada 100 habitantes).

Outro dado relevante é o contínuo aumento da participação da tecnologia 3G no total de celulares em uso no Brasil, que, no primeiro trimestre, atingiu 20,3% da base total de aparelhos. O estudo também aponta que, pela primeira vez, a quantidade de acessos GSM, em números absolutos, caiu de 199,5 milhões, em dezembro de 2011, para 197,5 milhões no fim de março deste ano.

Sobre as tecnologias que viabilizam o aumento da velocidade e capacidade das redes 3G atuais, a pesquisa aponta que ao fim do primeiro trimestre, 200 redes no mundo eram HSPA+ (High Speed Packet Access), o que representava 43,8% do total das redes 3G. Em abril, já existiam 81 redes LTE (Long Term Evolution) em operação comercial, distribuídas em 41 países. Os terminais LTE já contabilizam 16,2 milhões, sendo 18% smartphones entre os dispositivos comercializados com esta tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.