Como o middleware ajuda na adoção de cloud computing

0

As mudanças nos hábitos dos consumidores e o mercado mundial cada vez mais competitivo obrigam as empresas a adotar novas soluções tecnológicas que podem incrementar valor às operações e melhorar a eficiência dos investimentos. Nesse contexto, surge o modelo de cloud computing (computação em nuvem) como uma opção para reduzir os custos, facilitar a administração, o escalonamento dos data centers e a infraestrutura de TI.

Segundo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, o cloud computing é um modelo para habilitar o acesso conveniente sob demanda a um conjunto compartilhado de recursos computacionais configuráveis, como por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicativos e serviços. Esses recursos podem ser rapidamente fornecidos e liberados com um esforço mínimo de administração ou de interação com os provedores de serviços.

Para que o cloud computing seja realmente adotado pelos usuários finais com "um esforço mínimo de administração", há que se ter habilitadores tecnológicos, que autuem como um intérprete ou "camada intermediária" entre a infraestrutura tecnológica a fim de apoiar os aplicativos conhecidos como middlewares.

Vantagens do middleware

Com a integração da camada de middleware (N.R.: que faz a mediação entre um software e um conjunto de aplicações e ambientes) em uma infraestrutura de TI, que se encaminha para a adoção de cloud computing, agilizam-se quatro pontos essenciais:

• Estrutura e disposição de recursos de  TI – O middleware permite a administração dos recursos, o aumento da capacidade e o valor que agregam ao negócio. Aplicativos agrupados em grids têm a vantagem das modernas arquiteturas de hardware e software ao entregar o mais alto desempenho, confiabilidade, escalabilidade e agilidade. Existe ainda o mercado de sistemas integrados, pré-configurados, que permitem a consolidação de aplicativos sob a modalidade de nuvem privada.

• Construção e administração de aplicativos – Os aplicativos empresariais são cada vez mais complexos e a camada de middleware facilita o desenvolvimento eficiente. Com a liberação da complexidade na construção de aplicativos, o middleware permite aos recursos de TI concentrar seus esforços na inteligência de negócios para melhorar as decisões estratégicas em qualquer  departamento: recursos humanos, manufatura, finanças, vendas, entre outros.

• Colaboração e desenvolvimento de interfaces – As soluções de middleware possibilitam que os desenvolvedores criem aplicativos com interfaces mais intuitivas, como Facebook, para uma fácil utilização dos usuários finais, totalmente habilitadas para realizar colaboração social. As pessoas, processos, informações e aplicativos interconectam-se por meio de portais para aumentar a produtividade e reduzir os custos.

• Segurança – Um dos maiores desafios na adoção da computação em nuvem é ter a credibilidade com relação à segurança e a escalabilidade. O middleware traz a escalabilidade e a segurança que se requer por intermédio de ferramentas para o controle de acesso dos usuários com validação de identidade dentro da infraestrutura.

A partir de uma única suíte completa, aberta e integrada de aplicativos de middleware, que conta com portais empresariais fáceis de administrar, integração e modelagem dos processos do negócio e da segurança, é possível obter múltiplas melhorias de infraestrutura. As empresas beneficiam-se com resultados, como: agilidade de resposta às mudanças; melhor conhecimento operacional e estratégico; melhores tomadas de decisão; administração inteligente dos processos e aplicativos de negócio; conexões seguras entre as equipes de trabalho; desenvolvimento acelerado e redução dos custos e eficiência e inovação entre o negócio e o TI.

O middleware ocupa um lugar importante na evolução dos serviços de TI, voltados principalmente à adoção do cloud computing, e marca a diferença entre as empresas de um setor sendo mais ágeis e respondendo rapidamente as demandas do mercado.

* Marcos Bonadies é diretor de vendas, middleware, da Oracle do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.