ITU notificará países sobre ciberarma Flame

0

A União Internacional de Telecomunicações (ITU), órgão da Organização das Nações Unidas, notificará formalmente os países sobre as ameaças que a recém-descoberta ciberarma Flame pode representar. O anúncio da emissão do alerta foi feito nesta terça-feira, 29, pelo coordenador de cibersegurança, Marco Obiso, em Genebra, na Suíça.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, os membros das Nações Unidas devem estar cientes de que o Flame é uma ferramenta perigosa de espionagem que pode ser usada para atacar infraestruturas críticas. “Eu acredito que seja um problema bem mais sério que o Stuxnet”, diz Obiso, referindo-se ao vírus responsável por complexos ataques e considerado o primeiro capaz de sabotar sistemas industriais.

A descoberta do Flame foi divulgada pela empresa russa de segurança Kaspersky nesta semana e, segundo ela, ao contrário do Stuxnet, não danifica sistemas. Ele é temido justamente por permite, entre outras coisas, a ativação dos microfones dos computadores e manipulação dos dispositivos Bluetooth a ele conectados. “Este é o alerta mais sério que já emitimos”, diz Obiso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.