Criação de tarifa única para produtos do Paraguai recebe críticas de empresários

0

A publicação nesta sexta-feira (2906), no Diário Oficial da União, da medida provisória 380, que institui o Regime de Tributação Unificada (RTU) para produtos procedentes por via terrestre do Paraguai, foi recebida com desapontamento pelos empresários da indústria eletroeletrônica.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) considera que a medida trará enormes prejuízos aos fabricantes nacionais do setor. A entidade alega que os produtos procedentes de outros mercados como China e Taiwan, com passagem pelo Paraguai, poderão entrar no Brasil se beneficiando também da medida, concorrendo diretamente com os produtos nacionais.

Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, o desapontamento se dá por diversas razões. ?Estávamos no meio de um processo de discussão, participando de reuniões convocadas e capitaneadas pela Secretaria da Receita Federal e na expectativa de que compreendessem nossa posição. Em todas as oportunidades deixamos claro que somos contrários à concessão desse regime, que poderá trazer prejuízos às indústrias do setor eletroeletrônico instaladas no Brasil.?

O dirigente empresarial observa que ?no mínimo discutível se este assunto deve ser tratado por medida provisória ou por projeto de lei, a ser amplamente discutido no Congresso Nacional, como sustentamos?. Barbato diz que a cláusula da nação mais favorecida, pétrea na OMC desde os tempos do Gatt, poderá ser invocada por todos os países com os quais o Brasil tem fronteira seca.

O presidente da Abine questiona por que medidas provisórias são adotadas para assuntos urgentíssimos de interesse do país e não para atender objetivos de uma política externa de ?raros e discutíveis resultados, conduzida pelo governo brasileiro, aparentemente preocupado com as manifestações radicais dos políticos paraguaios em momento eleitoral?.

Barbato destaca que a Abinee é uma das entidades de classe mais atuantes nas negociações de qacordos internacionais de que o Brasil tem participado e, nesse sentido, tem atuado em consonância com a política industrial e de comércio exterior, colaborando com os diversos órgãos de governo, em todos os níveis, no sentido de combater o descaminho, o subfaturamento e a concorrência desleal.

O dirigente empresarial faz questão de ressaltar que a entidade tem pautado sua atuação no sentido de adensar as cadeias produtivas, principalmente no âmbito do Mercosul, e também tem se preocupado em incentivar o processo de industrialização dos parceiros regionais. ?Todavia, permitir o ingresso de produtos eletrônicos chineses e taiwaneses e do leste asiático em geral através do Paraguai nada tem a ver com o adensamento de cadeias?, diz.

Na prática, todos os produtos autorizados terão alíquota única para importação do país vizinho, em vez de ter tarifas de importação diferenciadas de acordo com o gênero, conforme acontecia anteriormente. Embora não tenha mencionado os produtos autorizados, a MP esclarece que não serão beneficiados pelo modelo armas, munições, fogos de artifícios, explosivos, bebidas, cigarros, automóveis e embarcações ? além de suas partes e peças.

Segundo a portaria, os produtos liberados pagarão alíquota de 42,25%, sendo 18% referentes ao Imposto de Importação, 15% Imposto sobre Produtos Industrializados, 7,6% referentes a Cofins de Importação e 1,65% como PIS/Pasep Importação. Também poderá ser cobrado o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), desde que o Estado venha a aderir ao regime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.