Quatro mil municípios já estão cadastrados para receber telecentros

0

Cerca de 3,9 mil municípios já estão cadastrados no Ministério das Comunicações para receber equipamentos para instalação de telecentros. Segundo o diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital, Heliomar Medeiros de Lima, as regras para adesão dos municípios estão disponíveis na página do ministério. ?Os encargos do município são disponibilizar um espaço de pelo menos 48 metros quadrados, pessoal qualificado, assumir o compromisso de formar um comitê gestor do telecentro e manter o local o aberto a toda a comunidade?, disse.

A compra dos equipamentos e móveis necessários aos telecentros é feita por licitação. Para receber sugestões das empresas interessadas em participar da licitação, o Ministério das Comunicações realizou nesta sexta-feira (29/6) audiência pública.

Um dos participantes da audiência, João Pereira da Silva, disse que é grande a expectativa dos empresários com a instalação dos telecentros. ?Primeiro é a questão da inclusão digital, porque o telecentro propicia o acesso de uma população de baixa renda à informática. Isso é bastante importante. Segundo é a possibilidade de o governo oficializar a plataforma de software livre. Até recentemente, o governo gastava muito dinheiro com licenças, mas, com a adoção do software livre, o único custo embutido é a prestação de serviço?, destacou o empresário.

Cada telecentro deve estar aparelhado com pelo menos um kit composto por equipamento de informática, como computador e impressora, um aparelho de DVD, uma televisão, um projetor multimídia e o mobiliário. Os municípios interessados em receber o kit telecentro ainda podem se inscrever na página do Ministério das Comunicações (www.mc.gov.br). O edital será publicado em 20 de julho e a licitação está prevista para 2 de agosto.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.