INPI anuncia projeto para informatizar registro de marcas

0

O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), embaixador Roberto Jaguaribe, disse que vai informatizar todo o sistema de registro de marcas e patentes até o próximo ano. ?A idéia é transformar o INPI em um instituto sem papel?, afirmou ele, durante o 26º Seminário Nacional da Propriedade Intelectual, que começou na segunda-feira (28/8). O evento prossegue até esta quarta-feira.

A primeira etapa desse processo, segundo Jaguaribe, é a implementação do sistema e-marcas. Parte do sistema e-INPI, o e-marcas servirá para prestar serviços ou emitir atos processuais relativos a registros ou pedidos de registro de marcas eletronicamente. Desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o sistema está em fase de testes. ?O e-marcas facilitará o registro de marcas no Brasil. Assim, vamos reduzir tanto o número de registros acumulados e não processados, como o período de tempo necessário para se obter uma resposta?, garantiu o presidente do INPI.

Jaguaribe também afirmou que, no caso de marcas, o prazo para concessão será reduzido de mais de seis anos para menos de 12 meses. Isso a partir de 2007. Já os pedidos de patentes realizados a partir do próximo ano serão atendidos em quatro anos e meio. Para atender às demandas, o presidente do INPI informou que o instituto já realizou concursos para a contratação de novos funcionários. Na área de marcas, por exemplo, o número de funcionários aumentou de 40 para 100 e na área de patentes, de 105 para 350.

O presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Gustavo Leonardos, afirmou que os avanços tecnológicos realizados pelo INPI são positivos. ?Perde-se um dos meios para exercitar o pedido de registro de marcas, mas, por outro lado, é oferecido um novo.? Sobre as contratações de pessoal, Leonardos chama a atenção para a importância de se ter salários adequados e treinamento para esses novos funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.