Secretários do NE querem novas formas de financiamento para C&IT

0

Secretários de Ciência e Tecnologia do Nordeste estão pleiteando novas fontes de apoio para os sistemas estaduais de ciência e tecnologia. Reunidos nesta sexta-feira, 29, em São Luiz, Maranhão, num fórum regional, eles debateram propostas de fortalecimento das ações estaduais que complementem os aportes do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Uma das propostas mais discutidas foi o financiamento complementar do Banco do Nordeste (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos que já recebem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do MCT. A proposta foi apresentada pelo diretor do Centro Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Carlos Antônio Figueira, durante uma palestra que apontou alternativas para a criação de um plano de ciência e tecnologia para os estados nordestinos.

O repasse de verbas federais para os estados também foi questionado, por conta dos entraves burocráticos que ocasionam a lentidão dos investimentos. Hoje, o MCT está repassando os recursos para os estados pela Caixa Econômica Federal e a proposta é regionalizar através de outros bancos, a exemplo do BNB. "Precisamos agilizar esse processo porque o Nordeste tem uma grande necessidade de investimentos, já que historicamente os sistemas de ciência e tecnologia dos estados desta região receberam poucos incentivos em comparação aos sistemas do Sul e Sudeste", disse o secretário de ciência, tecnologia e inovação do estado da Bahia, Ildes Ferreira.

O Fórum Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Invação contou com a participação dos titulares das pastas de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, além de representantes de Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps), do BNB, Finep, CGEE, Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) e MCT.

Durante o encontro, o secretário de Inclusão Social do MCT, Joe Valle, anunciou para os próximos dias um edital para telecentros em áreas rurais e mais recursos para a implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). "Pretendemos lançar mil CVTs em todo o Brasil até 2010, sendo que 30% destes localizados necessariamente no NE", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.