TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Secretários do NE querem novas formas de financiamento para C&IT

Postado em: 29/08/2008, às 20:53 por Redação

Secretários de Ciência e Tecnologia do Nordeste estão pleiteando novas fontes de apoio para os sistemas estaduais de ciência e tecnologia. Reunidos nesta sexta-feira, 29, em São Luiz, Maranhão, num fórum regional, eles debateram propostas de fortalecimento das ações estaduais que complementem os aportes do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Uma das propostas mais discutidas foi o financiamento complementar do Banco do Nordeste (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos que já recebem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do MCT. A proposta foi apresentada pelo diretor do Centro Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Carlos Antônio Figueira, durante uma palestra que apontou alternativas para a criação de um plano de ciência e tecnologia para os estados nordestinos.

O repasse de verbas federais para os estados também foi questionado, por conta dos entraves burocráticos que ocasionam a lentidão dos investimentos. Hoje, o MCT está repassando os recursos para os estados pela Caixa Econômica Federal e a proposta é regionalizar através de outros bancos, a exemplo do BNB. "Precisamos agilizar esse processo porque o Nordeste tem uma grande necessidade de investimentos, já que historicamente os sistemas de ciência e tecnologia dos estados desta região receberam poucos incentivos em comparação aos sistemas do Sul e Sudeste", disse o secretário de ciência, tecnologia e inovação do estado da Bahia, Ildes Ferreira.

O Fórum Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Invação contou com a participação dos titulares das pastas de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, além de representantes de Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps), do BNB, Finep, CGEE, Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) e MCT.

Durante o encontro, o secretário de Inclusão Social do MCT, Joe Valle, anunciou para os próximos dias um edital para telecentros em áreas rurais e mais recursos para a implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). "Pretendemos lançar mil CVTs em todo o Brasil até 2010, sendo que 30% destes localizados necessariamente no NE", disse.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top