Secretaria de Inovação do MDIC tem novo titular

0

O novo secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Akio Fujimoto, assumiu o cargo com a prioridade de acompanhar as políticas sobre inovação previstas no Plano Brasil Maior, lançado no início do mês de agosto pela presidenta Dilma Rousseff.
De acordo com ele, a inovação é hoje elemento central que garante competitividade aos produtos da indústria e, por isso, o foco de atuação do MDIC deve estar diretamente relacionado à área de produção.
"A inovação é fundamental em áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e de Ciência e Tecnologia, mas considero que deve haver um avanço maior da inovação nos ambientes de negócio, nas empresas e nas indústrias", disse Fujimoto.
O secretário ressaltou que, em função do favorável momento econômico por qual passa o Brasil e da crise que atinge os Estados Unidos e a Europa, o país é alvo de grande investimento estrangeiro, tendo assim condições de avançar cada vez mais na área de inovação.
"O Brasil está numa situação ímpar para seguir no caminho do crescimento, e esse esforço não tem de ser somente do governo. É preciso envolver também a iniciativa privada, por isso o MDIC tem buscado o diálogo com as cadeias produtivas que foram contempladas no Plano Brasil Maior com políticas de fomento à inovação", explicou.
Fujimoto é bacharel e mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e tem experiência administrativa nas esferas municipal, estadual e federal. Antes de assumir a Secretaria de Inovação, ele era secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. Na Presidência da República, ocupou o cargo de assessor especial de Inclusão Digital. Ele foi ainda diretor-geral e secretário-substituto da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.