Empresa italiana de software quer barrar compra do Skype pela Microsoft

0

A desenvolvedora italiana de software Messagenet solicitou às autoridades europeias o bloqueio da compra do Skype pela Microsoft, segundo informações do New York Times. A empresa quer que o serviço de telefonia pela internet seja removido do pacote para escritório Office, da fabricante de software, por possuir um produto similar. A Messagenet também pediu à Comissão Europeia que a Microsoft abra aos concorrentes a rede do Skype, que em junho contava com 124 milhões de usuários. A empresa italiana pediu que ela divulgue a codificação para que os serviços rivais possam fazer a conexão de chamadas entre os usuários do Skype.

O diretor de gestão da Messagenet, Andrea Galli, disse que enviou uma solicitação escrita ao Skype, pedindo a abertura dos códigos para que seu software se conecte com a rede da companhia, logo após divulgação da intenção de compra da Microsoft. O executivo afirmou que o Skype não respondeu e, meses depois, firmou parcerias permitindo a integração do seu serviço com software outras empresas.

Na ação movida pela Messagenet, Galli afirma que as parcerias canceladas mostram a intenção da Microsoft de manter o Skype "fechado, como uma aplicação de software proprietário”. O executivo completa que a medida exclui os competidores do mercado, sugerindo um monopólio.

A Câmara de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos aprovou a compra do Skype pela Microsoft, por US$ 8,5 bilhões, no dia 17 de junho, sob o argumento que operadoras virtuais de telefonia como o Google Talk e o Apple FaceTime formavam competidores suficientes no mercado.

Na Europa, contudo, a decisão pode ser diferente, já que não há empresas europeias neste segmento e as autoridades já tomaram decisões contrárias à Microsoft em episódios recentes relacionados ao Windows Media Player e ao Internet Explorer. De acordo com alguns membros da Comissão Europeia consultadas pelo jornal americano, não há um consenso sobre a decisão. Os membros devem divulgar um parecer em outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.