Ferramenta on-line oferece serviços a pacientes, médicos e municípios

0

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma ferramenta que auxilia profissionais de saúde e também gestores hospitalares, que podem controlar, de maneira eficiente, todas as informações pessoais e administrativas relacionadas ao paciente, além de viabilizar a gestão de custos, lucros e prejuízos ocorridos em um determinado período de tempo, recursos materiais e humanos alocados, assim como estabelecer previsões de investimentos. Enfim, o PEP é uma ferramenta que, pela amplitude, exige investimentos em hardware, software básico e no treinamento de um público, na maioria das vezes, resistente ao uso de sistemas informatizados. Na conta final, o PEP apresenta demora na obtenção de resultados da implantação.

Pensando nessas questões, a MeuProntuario.net, uma empresa do Grupo Bem-Estar Serviços em Saúde, sediada em Teófilo Otoni, Minas Gerais, criou um PEP on-line, que trabalha usando os navegadores web, sem exigir download de software para rodar sua aplicação principal. Segundo Leandro Alves, médico cardiologista e idealizador do sistema, o menu de funcionalidades do site, é o seu principal diferenciador perante os demais. "Estar conectado via internet, ou seja, ser um sistema médico on-line é somente uma das nossas características. São as demais funcionalidades que dão aos nossos clientes a possibilidade de realizarem tarefas que antes não conseguiriam. Este é o nosso principal diferencial estratégico", diz.

Uma das características do PEP on-line é manter a proximidade com os usuários para que ele tenha apoio técnico e operacional, algo que torna a tecnologia transparente seja ao médico ou paciente. O idealizador do projeto destaca também como diferencial, a integração da plataforma com o SUS e a oferta de serviços para prefeituras. "O sistema http://www.meuprontuário.net/ permite a identificação dos usuários do SUS atendidos em qualquer unidade de saúde. Nós podemos gerar um prontuário eletrônico para os municípios do Brasil em uma média de quatro horas, importando apenas os dados cadastrais do Cartão SUS (contidos no CADSUS)", finaliza.

Escalabilidade

Sobre a estrutura técnica do site, Alves afirma que o MeuProntuário.net foi construído com os mais rigorosos padrões de engenharia de software e toda arquitetura foi planejada para permitir melhorias naturais e para suportar incrementos e novas funcionalidades, sem que a estrutura básica sofra instabilidade e que tenha que ser redesenhada. "Isso quer  dizer que, se precisarmos expandir os serviços, estaremos preparados", conclui.

O sistema, instalado em ambiente virtualizado, roda em banco de dados SQL Server e possui armazenamento redundante. Algo que, segundo o médico, elimina o risco de perda de informações dos pacientes usuários do SUS.
Também para dar segurança ao tráfego de informações, o PEP on-line utiliza o certificado para servidor web EV SSL, da Verisign/Certisign, com 258 bits, o que oferece confiança para o acesso aos dados, diminuindo o risco de crimes virtuais, como o phishing. O site também usa o JavaScript como linguagem de programação.

"O Java é uma das linguagens mais utilizadas por sistemas de bancos públicos e privados. A robustez da linguagem de programação permite que ataques virtuais sejam minimizados e, nosso servidor virtualizado, associado à linguagem JavaScript, resulta em maior segurança dos dados e melhor desempenho do nosso sistema", diz Alvez. De acordo com ele, o ambiente conta ainda com um serviço de backup, dedicado em produzir e manter em local seguro cópias dos dados utilizados pelas aplicações hospedadas nos data centers da empresa. "Manter as informações salvas em nossos data centers, da forma mais segura possível, é uma das nossas principais preocupações com o MeuProntuario.net", reforça o médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.