IBM adquire Promontory para expandir recursos de IA do Watson na área financeira

0

A IBM anunciou nesta quinta-feira, 29, a compra consultoria Promontory Financial Group, especializada na área financeira para questões regulatórias, gestão de risco, compliance, reestruturações, aquisições, due diligence e segurança cibernética. As empresas não divulgaram os detalhes financeiros do acordo, que está sujeito a aprovações dos órgãos reguladores. A previsão é que o negócio seja concluído até o final do ano.

Em comunicado, a IBM diz que a ideia é unir a competência da Promontory em questões regulatórias da área financeira com os recursos do Watson, sistema de computação cognitiva da IBM baseado em inteligência artificial. Com isso, ainda segundo a empresa, será possível atender a crescente demanda dos bancos de adequação de seus processos às exigências regulatórias em áreas como sistemas antilavagem de dinheiro, bancos de dados com reclamações dos consumidores e os chamados testes de estresse.

A Promontory foi fundada em 2001 por Eugene Ludwig, ex-controller da Casa da Moeda dos EUA, que contratou um pequeno exército de especialistas seniores em questões regulatórias e ex-funcionários do governo para aconselhar instituições financeiras. Atualmente com cerca de 600 funcionários e 19 escritórios, 14 fora dos EUA, a empresa deve manter seu nome após a conclusão da aquisição, tornando-se uma subsidiária integral da IBM.

Bancos e órgãos governamentais utilizam a Promontory como conselheira, mas também como uma espécie de agência reguladora terceirizada que realiza trabalhos que governos não têm recursos para fazer. Por exemplo, agências reguladoras podem contratar a Promontory para monitorar o cumprimento dos termos de um acordo de uma empresa financeira.

Às vezes, isso tem gerado controvérsia, com Promontory enfrentando acusações de que é demasiado próxima de instituições financeiras. Em agosto do ano passado, ela concordou em pagar US$ 15 milhões para pôr fim a um processo do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York, o qual alegava que a consultoria amenizou em seu relatório violações cometidas pelo Standard Chartered PLC, banco que tinha contratado a consultoria para realizar uma revisão interna de sua conformidade.

O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York acusou a Promontory de "falta de imparcialidade na preparação e apresentação de determinados relatórios" de 2010 a 2011. A Promontory admitiu não ter cumprido "certos padrões".

A Promontory foi contratada por órgãos reguladores para descobrir erros na execução de hipotecas em grandes bancos após a crise financeira do chamado subprime em 2008. Ela ganhou mais de US$ 900 milhões pelo trabalho, divulgado em 2013.

O Watson Serviços Financeiros será parte da unidade de plataformas para indústria da IBM, disse a vice-presidente sênior da IBM, Bridget van Kralingen. A IBM ser tornou uma tradicional fornecedora de sistemas de tecnologia para instituições financeiras ao longo de décadas, mas a aquisição da Promontory representa uma nova incursão no segmento de conformidade regulatória.

A executiva destaca que o mundo da regulação financeira controlada por dados é uma expansão lógica da tecnologia de computação cognitiva, que a empresa também está aplicando na pesquisa do câncer e outras áreas. "Não há nenhuma outra maneira de os profissionais acompanharem a massa de informação crítica que cresce a taxas exponenciais", disse Bridget em uma entrevista. "O Watson vai aprender… pela ingestão contínua de informações regulamentares."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.