BNDES levará em conta investimentos em tecnologia para financiamentos

0

As empresas que investirem no conhecimento, na transparência e na avaliação tecnológica deverão passar a obter crédito mais fácil do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A instituição firmou parceria com a Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) para desenvolver um meio de analisar os bens não-físicos das empresas.

A idéia, segundo o BNDES, é criar uma metodologia diferenciada para avaliar o capital intangível das empresas que pretendem solicitar empréstimos ao banco, ou seja, definir quanto valem os bens e valores derivados da pesquisa, do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico. Entre os bens intangíveis, estão marcas e patentes, design, transparência e governança corporativa ? maneira como a empresa é administrada.

O tema foi abordado nesta segunda-feira (29/10) no seminário ?Avaliando os Capitais Intangíveis no Brasil?, na sede do BNDES no Rio de Janeiro. O evento vai até esta terça-feira (30/10).

Um teste piloto foi realizado pela Coppe e pelo BNDES para desenvolver essa nova metodologia em quatro empresas de diferentes portes e áreas de atuação: Embraer (setor aeronáutico), Suzano (papel e celulose), Genoa (biotecnologia) e Totvs (tecnologia da informação). O resultado foi considerado satisfatório pelos técnicos.

Para o diretor da área de mercado de capitais do BNDES, Eduardo Rath Fingerl, o risco de uma companhia pode cair se ela usa mais tecnologia ou investe em formas mais aprimoradas de governança. Fingerl acredita que o Brasil tem grande potencial no campo do conhecimento, fator que considera cada vez mais importante no desempenho e na competitividade das empresas.

Segundo Fingerl, o Brasil tem atualmente 300 incubadoras de empresas, que criam oportunidade para que esses novos empreendimentos possam ser financiados e se transformem em empresas. ?O grande desafio hoje é como transformar todo esse conhecimento em empreendedorismo?, avaliou o diretor do BNDES.

O número de mestres no país subiu de 10 mil, em 1997, para 33 mil no ano passado, enquanto o número de doutores evoluiu de 4 mil para cerca de 10 mil no mesmo período. Atualmente, a produção científica brasileira corresponde a 2% do total mundial, somando 17 mil artigos publicados em revistas especializadas internacionais.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.