França, Espanha e EUA têm os maiores índices de PCs infectados

0

A França continua a ser o país com o maior percentual de computadores infectados, de acordo com dados coletados na semana passada pelo site Infected or Not (www.infectedornot.com) da Panda Security.

Mais de 38% dos computadores daquele país protegidos (com uma solução de segurança ativa instalada e atualizada) e 55% dos desprotegidos tinham pragas digitais. Em seguida na lista vem a Espanha, com 32,41% dos PCs protegidos e 46,08% daqueles sem proteção estavam infectados, e em terceiro lugar está os Estados Unidos, com 31,04% dos PCs protegidos e 41,16% dos PCs desprotegidos infectados.

O MyWebSearch foi um dos programas potencialmente Indesejáveis (pups) mais detectados nos computadores do mundo todo. Ele é projetado para instalar uma barra de busca no navegador e modificar os resultados de buscas online. O adware Zango, criado para exibir publicidade enquanto o usuário navega na internet, e o pup FunWeb, foram os outros códigos maliciosos mais ativos.

Novos exemplares também surgiram, como os worms Nussack.A, Nama.A e FlashJumper.M. O Nussack.A realiza múltiplas ações maliciosas. As suas funções de keylogger permitem que ele grave as teclas pressionadas no teclado e os cliques do mouse. Além disso, ele também realizar ações irritantes como abrir e fechar a unidade de CD-DVD, exibindo a mensagem ?I Love Kasun? e faz a janela do Internet Explorer tremer.

Já o Nama.A utiliza o mesmo método de propagação. Ele atrai os usuários para ser executado e depois se copia no sistema usando os nomes de arquivos .xls, mas com uma extensão .vbs. Em seguida, ele oculta a extensão de todos os arquivos de modo que os usuários não consigam distinguir a diferença entre o original e a cópia do malware.

O FlashJumper.M é um worm que se copia em unidades conectadas ao sistema, incluindo aquelas pertencentes à rede. Ele cria um arquivo autorun.inf em cada uma delas para ter a certeza de que será executado quando os usuários acessarem a unidade através do Windows Explorer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.