Bancos devem aumentar orçamento de TI em 2010

0

Apesar de a crise do subprime americana ter afetado mais fortemente o setor financeiro, os bancos brasileiros, segmento que mais investe em TI no Brasil, não pretendem reduzir o orçamento para tecnologia. De acordo com levantamento da IDC Brasil, ao contrário, 60% das instituições financeiras que atuam no país disseram que pretendem elevar o seus investimentos em TI em 2010.
O estudo constatou que os CIOs dos bancos estão mais otimistas do que os de outras atividades econômicas em relação a 2010. Segundo a pesquisa, o principal desafio dos bancos no ano que vem será a melhoria da eficiência operacional, em decorrência da própria crise.
"Quando já se imaginava que não havia como avançar ainda mais nessa seara, eis que as condições de mercado aceleraram a busca para acabar com ineficiências em todas as áreas e todos os níveis", ressalta Roberto Gutierrez, diretor de consultoria da IDC e responsável pelo estudo.
O relatório aponta também que a área de TI deverá apoiar as iniciativas para melhorar a eficiência por meio de investimentos em projetos envolvendo soluções de BPM (business process management), atualização de sistemas core e de back-office, virtualização e consolidação de infraestrutura e convergência de TI e telecom.
A pesquisa constatou ainda uma maior receptividade dos bancos em relação à terceirização de TI, principalmente nas áreas de impressão departamental, help desk e desenvolvimento de software. De acordo com o estudo, 70% das instituições financeiras entrevistadas já terceirizam funções que abrangem tanto a infraestrutura quanto a parte de aplicações
O levantamento verificou que a melhoria do relacionamento com os clientes também merecerá atenção das instituições, principalmente dos grandes bancos. A IDC avalia que nessa seara, os principais desafios estão na melhor segmentação dos clientes e tornar a oferta de produtos e serviços mais assertiva. Segundo a consultoria, em resposta a essa necessidade, os bancos investirão em canais de internet, CRM e business intelligence analytics.
O estudo, denominado "IDC Brazil IT Financial Insights Investment Trends 2009", foi realizado entre julho e setembro deste ano com os decisores de TI de 20 bancos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.