Pnad 2013 vai ampliar pesquisa sobre acesso à internet por celular

0

A coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vai ampliar a investigação sobre o acesso à internet e o uso de celulares para acesso a rede mundial. O levantamento em campo, que já estava sendo feito em alguns estados e começou nesta terça-feira, 29, em todo o Brasil, vai verificar se o domicílio possui tablet, qual o dispositivo que é utilizado para acessar a internet (celular, tablet, computador, TV ou outro equipamento eletrônico) e qual o tipo de conexão é utilizada (sinal de rede celular — 3G ou 4G; discada ou banda larga).

As informações vão auxiliar na melhoria do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Ministério das Comunicações. A última pesquisa da Pnad sobre acesso à internet teve 2011 como referência e foi divulgada em maio deste ano.

Neste ano, pela primeira vez, a Pnad vai investigar questões sobre a posse e quantidade de televisores em cada residência, discriminando se são de tela fina ou tubo, bem como se possui TV por assinatura, antena parabólica e recepção de sinal digital nos televisores. As informações servirão de subsídios para a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) pelo Ministério das Comunicações, e o consequente desligamento do sinal analógico de TV aberta, sem causar prejuízos à população.

Pela terceira vez, o IBGE também realizará, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, uma investigação sobre segurança alimentar, que permitirá classificar os domicílios do país de acordo com o grau de severidade em que a insegurança alimentar é vivenciada pelos seus moradores. Serão feitas perguntas relacionadas qualidade e variedade da alimentação; à preocupação de que os alimentos acabem; se algum morador deixou de fazer alguma refeição; se comeu menos do que achou que deveria; se sentiu fome, mas não comeu; e outras, sempre relacionadas à falta de dinheiro para compra alimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.