Governo vai medir impacto de investimentos em ciência e tecnologia

0

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) instalou nesta terça-feira, 29, a Rede de Indicadores Estaduais de Ciência e Tecnologia (C&T). O intuito é saber quanto o poder público e as empresas privadas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento e outras atividades científicas, e quais os resultados em termos de registro de patentes e produção de artigos científicos em todas as unidades da federação.

"Informação é sempre útil e transparência nunca é demais", assinalou Fernanda De Negri, da assessoria de acompanhamento e avaliação da secretaria executiva do MCTI. "Nós não temos como medir qual é o impacto ou o efeito da política de C&T se a gente não consegue medir lá na ponta o que está acontecendo na produção."

As informações são de interesse de gestores públicos e pesquisadores, mas deverão ter atenção de outros setores da sociedade, prevê Fernanda. "As pessoas vão saber quanto o governo federal, o governo estadual e as empresas estão investindo na área", explicou ao dizer que a informação estará disponível em dados nacionais ou por estado.

A falta dos indicadores estaduais faz com que os recursos gastos em C&T no Brasil estejam subestimados e os investimentos feitos pelas 14 secretarias estaduais de ciência e tecnologia e 13 fundações estaduais de amparo à pesquisa não estejam sendo corretamente contabilizados.

Segundo o MCTI, os estados investem cerca de R$ 3 bilhões anuais no setor, valor próximo ao gasto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), uma das principais fontes de recursos do ministério, que tem orçamento previsto de R$ 8,5 bilhões para 2012.

A rede de indicadores utilizará metodologia da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para permitir comparações com investimentos de outros países.

A expectativa do ministério é que no fim de 2012 comecem a ser publicados os primeiros índices sobre dispêndios e recursos humanos dedicados a C&T e o registro de patentes e produção bibliográfica. Nesta terça e quarta-feira, 29 e 30, na sede do MCTI, em Brasília, cerca de 40 representantes dos estados envolvidos na produção de indicadores serão treinados para alimentar e usar a rede. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.