Nova CEO da HP reafirma compromisso com inovação

0

Há pouco mais de nove semanas como nova CEO da HP, Meg Whitman, reafirmou nesta terça-feira, 29, a estratégia da companhia de oferecer infraestrutura, software, serviços e soluções tanto para empresas quanto para consumidores finais, afastando qualquer possibilidade de a empresa se desfazer de seu negócio de computação pessoal. A executiva falou sobre a visao da HP, focada em cinco áreas nas quais pretende concentrar seu foco de atuação, para uma platéia de cerca de 3 mil pessoas que participam do Discover 2011, evento voltado a clientes da empresa, que acontece até esta quarta-feira, 30, em Viena, na Áustria. Os clientes são dos países que compõem a região chamada de EMEA, que engloba a Europa, Oriente Médio e África.

Meg traçou um pequeno histórico de sua carreira, na qual liderou o site de leilões eBay, entre 1998 e 2008, período no qual a empresa chegou a faturar US$ 8 bilhões. Ela também foi executiva em empresas como Disney e na fabricante de brinquedos Hasbro. Em meados de setembro passado ela substituiu Leo Aphotheker, que ficou 11 meses no cargo e foi demitido após anunciar que a divisão de computação pessoal da HP, a antiga Compaq, poderia ser desmembrada numa nova empresa ou vendida, o que causou grande desvalorização nas ações da empresa.

Segundo ela, a HP vai direcionar seu negócio para pontos-chave: transformação das aplicações, infraestrutura convergente, segurança corporativa, otimização de informações e soluções híbridas, como as que incluem cloud computing. No que diz respeito aos problemas acarretados pela rigidez da infraestrutura, que exige inovação, Meg citou como exemplo o trabalho realizado em parceria com a consultoria Deloitte que consolidou 17 data centers da empresa em dois, obtendo melhor produtividade e ganhos de custos e desempenho.

Um dos desafios que a empresa pretende enfrentar é de reinventar as velhas aplicações. "O governo da Bélgica implantou o documento eletrônico para 6 milhões de cidadãos, em que partes das informações geraram novas aplicações de e-Gov e uso no planejamento", citou como exemplo a executiva.

Outro segmento importante para a HP é o da segurança da informação, em que dados de diferentes fontes precisam ser protegidos e administrados, como foi o caso da Travelex, empresa financeira britânica que trabalha com mais de 20 mil filiais de bancos e uma rede de lojas de câmbio instaladas nos principais aeroportos do mundo, com atendimento 24 horas. A empresa tambem vai atuar de forma mais incisiva na área de big data, por meio da recém-adquirida software house inglesa Autonomy. Para exemplifcar, Meg citou o trabalho desenvolvido para o  novo website da gigante varejista Tesco, que exigiu uma aplicação baseada em rich media content, em que 20 mil imagens de produtos são exibidas por hora para os clientes.

A executiva encerrou sua apresentação afirmando que a HP vai investir em pesquisa e desenvolvimento para ter seu foco em inovação, gerando novos conceitos para os clientes, como o projeto Moonshot desenvolvido pelo HP Discovery Labs e lançado recentemente com o nome de Redstone, uma linha de servidores para novas arquitetura de data centers que consome 86% menos de energia, exige 94% menos espaço e diminui o custo até 63%, quando comparado com os servidores tradicionais.

*O jornalista viajou à Áustria a convite da HP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.