Cerca de 30% das empresas brasileiras já utilizam software como serviço

0

O uso da modalidade de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), cresceu expressivamente no mundo neste ano, segundo persquisa do Gartner. De acordo com a consultoria, no Brasil, 27% das companhias passaram a utilizar SaaS no último ano. O estudo, realizado entre junho e julho com 556 companhias de dez países das Américas, Europa e Ásia-Pacífico, aponta que 71% das organizações no mundo passaram a utilizar SaaS nos últimos três anos.

Segundo a pesquisa, mais de 80% dos entrevistados no Brasil e nos países da Ásia-Pacífico disseram que terão mais gastos com aplicações SaaS nos próximos dois anos. Globalmente, 77% dos entrevistados esperam aumentar os gastos em SaaS, enquanto 17% planejam manter os investimentos. De acordo com o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Charles Eschinger, a popularidade do SaaS tem aumentado significativamente nos últimos cinco anos. "As preocupações iniciais sobre a segurança, tempo de resposta e disponibilidade do SaaS diminuíram para muitas organizações, tornando a adoção mais generalizada", destaca.

Cerca de metade dos participantes da pesquisa na Ásia-Pacífico indicou que a adoção de SaaS foi por conta de novas implantações, enquanto os entrevistados norte-americanos e europeus ressaltaram o forte direcionamento para substituir aplicações existentes na empresa por aplicações SaaS, de acordo com Eschinger. "Na Ásia-Pacífico muitos dos usuários são relativamente novos em negócios com poucos sistemas. Mercados como o dos Estados Unidos e Europa, Oriente Médio, África (EMEA) são maduros em termos de sistemas corporativos e estão começando a usar SaaS como um substituto para aplicações", destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.