Liberado layout para qualificação cadastral de trabalhadores no eSocial

18

O portal do eSocial, projeto do SPED Social do governo federal que tem como objetivo principal unificar, integrar e padronizar as informações sobre os empregadores e seus empregados ou contratados, liberou nesta sexta-feira, 29, o layout que as empresas devem utilizar ao enviarem as informações para qualificação cadastral dos trabalhadores, uma das etapas de preparação o sistema que entra em vigor em 2014.

Em vez de utilizar a consulta online, em que manualmente podem ser informados apenas dez trabalhadores por vez, os empregadores irão usar um aplicativo para realizar a validação do CPF e do NIS (Número de Identificação Social: PIS/Pasep e NIT) em lote de grandes volumes. O objetivo da qualificação cadastral é identificar possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o cadastro do CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.

Para tanto, deverão ser informados CPF, NIS, nome e data de nascimento do trabalhador. A novidade nesta liberação é que o nome do trabalhador passou a fazer parte das informações que devem ser fornecidas para qualificação e que serão validadas nas bases do CPF e do CNIS.

Após a verificação cadastral nas bases de dados do CPF e do CNIS, o aplicativo retornará o resultado sobre a validação de cada campo informado com os dados constantes das bases CPF e CNIS, informando quais os campos estão com divergências. Caso haja contraposição nos dados informados, o aplicativo apresentará as orientações para que se proceda a correção. Se o problema for relativo ao CPF, o direcionamento será para os conveniados da Receita Federal (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) e, caso seja relativo ao NIS, o usuário será orientando a se dirigir ao responsável pelo cadastro do NIS (INSS, Caixa ou Banco do Brasil). 

"Este anúncio é um preparativo para o eSocial e a principal novidade em relação à versão online que já estava disponível é que agora o nome do trabalhador faz parte das informações que serão verificadas. A qualificação do cadastro dos trabalhadores é um dos pontos críticos que as empresas devem observar dentro de seus projetos para atender ao eSocial. A correção das informações envolve a participação dos trabalhadores", comenta Marli Vitória Ruaro, coordenadora de projetos da Sispro, fornecedora de sistema de gestão empresarial e gestão fiscal.

18 COMENTÁRIOS

  1. Alguém conseguiu utilizar o serviço? Tentei consultar alguns trabalhadores e só deu erro (Erro geral do sistema. Contate o suporte técnico. Código do erro: [MzM0MTMxMzMxMjZ2MTMxcDA2MS5wcmV2bmV0])

    • Boa tarde Clarice.

      Na quarta passada consegui realizar meu cadastro no portal, e durante a quinta-feira toda consegui realizar a pesquisa da situação cadastral do empregado, porém na sexta (13/11), o site começou a travar e começou a aparecer esta mensagem também.

      Estou no aguardo para que seja solucionado a questão, pois mesmo que eles liberem a opção de envio de arquivo, até pedir para o empregado ir na Caixa regularizar sua situação, será caótico.

      Elder Carlos

  2. Alguém sabe informar como enviar o arquivo gerado pelo lay out liberado pelo governo ?

    Preparei o arquivo e não sei como enviar para fazer a validação do CPF e NIS dos empregados.

  3. Até consegui qualificar os dados, mas infelizmente após todo serviço fui refazer de um funcionário onde havia divergência não há mais…
    Não entendi!!! Nem o aplicativo sabe o que diz.

  4. O Governo deve liberar o web service para as consultas de qualificação, por enquanto só temos o site, onde é possível informar até 10 trabalhadores em cada consulta. Temos uma aplicação que faz estas consultas e devolve em uma planilha agrupada com todas as informações retornadas pelo site. Não temos encontrado problema no acesso.

  5. Fiz a validação de alguns funcionários e apresentou erro, solicitei aos funcionários a correção junto a caixa federal conforme a orientação da validação, esperei alguns dias e validei novamente, porém o erro persiste, alguém já teve esta situação?

  6. Eu consegui consultar o aplicativo em 2 dias mas depois começou só da a mensagem de erro, em outra tela vi que dia 28/03 já estaria liberado o aplicativo para novas consultas, mas ainda não estou conseguindo consultar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.