Cinco mil empresas fazem inovação tecnológica no país, estima ABDI

0

O Brasil tem hoje 5 mil empresas investindo em inovação tecnológica. Destas, cerca de 1,2 mil possuem equipes permanentes de pesquisa e colocam regularmente produtos, processos e serviços novos no mercado. Os dados são da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

De acordo com o diretor de Inovação da ABDI, Evando Mirra, as empresas que mais investem em inovação são também as que concentram os maiores investimentos. Geram 25% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial. Desse contingente, 400 companhias estão entre as chamadas ?global players?, ou seja, empresas de classe mundial, como a Petrobras, Embraer, Vale do Rio Doce e Marco Pólo.

?Elas enfrentam condições de competição severas, difíceis, em terreno protegido e são capazes de derrotá-los através da inovação?, disse Mirra. ?É uma estratégia real, que veio para ficar, gera uma riqueza espantosa e o Brasil já provou que é capaz de ter um desempenho que bate qualquer adversário.?

Entre os exemplos de tecnologia brasileira inovadora citadas pelo diretor de Inovação da ABDI é a exploração de petróleo em águas profundas, da qual a Petrobras é líder mundial, através da robótica submarina. Outro exemplo é a urna eletrônica, já utilizada em eleições no exterior.

Para o diretor de Inovação da ABDI, as parcerias entre governo, academia e indústria podem acelerar o desenvolvimento da inovação no Brasil, através de ações conjuntas e coordenadas.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.