Mais de 200 aplicativos nacionais para smartphones terão isenção fiscal

0

O Ministério das Comunicações aprovou, nos últimos meses, um total de 216 aplicativos desenvolvidos no Brasil com base nas regras que permitem a redução de impostos na fabricação dos aparelhos. Atualmente, todos os smartphones produzidos no país e beneficiados com isenção fiscal do governo federal devem sair de fábrica com um pacote mínimo de aplicativos nacionais. A portaria começou a valer em outubro do ano passado, com a exigência de, no mínimo, cinco aplicativos. Neste mês de janeiro, esse número aumentou para 15 apps.

A medida tem movimentado o setor de desenvolvimento de aplicativos no Brasil, segundo o diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do MiniCom, José Gontijo. "Os sistemas operacionais e as grandes lojas de apps já perceberam que é uma iniciativa interessante. Tanto que, depois da portaria, eles criaram áreas específicas para os aplicativos nacionais, o que dá visibilidade para os desenvolvedores brasileiros."

Os aplicativos são oferecidos aos usuários de smartphones de diferentes formas: já instalados no celular; por meio de uma lista de links para baixar os apps; ou por uma guia de instalação (wizards) no momento da configuração inicial do aparelho. Em qualquer opção, o consumidor pode decidir se quer baixar ou não os aplicativos disponíveis.

Fomento

Segundo Gontijo, o objetivo do governo com a portaria é dar mais visibilidade aos desenvolvedores do país. "O que a gente quer é fomentar a indústria local. Alguém que hoje desenvolve um grande aplicativo, começou desenvolvendo um aplicativo menor. É um degrau de evolução", avalia.

Pela portaria, o número de aplicativos nacionais que os fabricantes deverão oferecer aos usuários vai aumentar gradualmente. Em julho deste ano, subirá para 30 aplicativos. No fim do ano, chegará a 50. Os apps são disponibilizados em língua portuguesa e possuem indicação livre. Eles abrangem diferentes categorias como educação, saúde, esportes, turismo, produtividade e jogos.

A sociedade pode acompanhar o cumprimento da exigência de inclusão do pacote de aplicativos nacionais pelos fabricantes de smartphones. Qualquer denúncia sobre o descumprimento da medida pode ser encaminhada ao Ministério das Comunicações, pelo e-mail smartphone@comunicacoes.gov.br.

O site do MiniCom dispõe da lista completa e atualizada dos aparelhos contemplados com benefícios fiscais, por marca. Clique aqui para conferir os modelos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.