CEO, CIO e integrador de tecnologia juntos em direção à transformação digital

0

Com as constantes pressões para aumentar receitas, reduzir custos e melhorar processos, muitos CEOs buscam cada vez mais a digitalização para manter suas empresas competitivas ou diferenciá-las no mercado. Esses líderes estão entendendo que colocar a tecnologia em uma posição central pode ajudá-los a atingir seus objetivos de negócio.

A tendência para o futuro próximo é que a tecnologia impulsione mais o crescimento das empresas e promova mudanças nos seus segmentos de atuação. Segundo pesquisa do Gartner com cerca de 400 CEOs e altos executivos, apenas 7% dos entrevistados acreditam que o segmento no qual atuam permanecerá muito semelhante ao atual durante os próximos três anos. Enquanto isso, 84% acreditam que a mudança será moderada ou significativa e 9% acreditam que em três anos estarão operando em uma indústria quase irreconhecível comparada com a de hoje.

Nesse contexto, o CEO precisa aumentar a relevância da área de TI dentro dos negócios. A maioria desses executivos já percebeu que a transformação digital é inevitável e que é melhor atuarem como agentes de mudança do que serem atingidos por uma nova realidade em um futuro não muito distante, e não terem tempo para reagir.

Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. O CEO precisa de um braço direito para ajudar a empresa a transformar-se e acompanhar o mundo digital – o CIO. Enquanto o CEO passa a priorizar a tecnologia como ferramenta fundamental para o crescimento da empresa, o CIO passa a exercer um lado mais consultivo, entendendo as demandas de negócio e contribuindo estrategicamente com novas soluções.

Esse alinhamento, no entanto, conta com um obstáculo. O grande desafio para o CIO e sua equipe é conseguir sair das demandas operacionais de tecnologia do dia a dia e estar mais próximo do CEO e do negócio. Entender os desafios da empresa e propor soluções inovadoras que agreguem valor ao negócio demanda tempo e conhecimento de novas tecnologias, passando por Cloud, IoT, Big Data, Segurança, Hiperconvergência, entre outras.

Em vista disso, é fundamental possuir parceiros de tecnologia que consigam cuidar das demandas operacionais do executivo de TI. Assim, o integrador pode ajudar em duas frentes. A primeira é assumir partes ou o todo da operação de TI com soluções e serviços proativos que melhoram processos e liberam a equipe para atuar em questões mais estratégicas. E a segunda maneira é apoiar o CIO na busca e montagem de soluções ideais que conduzam a organização à transformação digital. Não basta apenas oferecer um hardware ou um software, mas é essencial que o integrador consiga visualizar o que o negócio precisa e qual conjunto de tecnologia e serviços será melhor para cada segmento de mercado. Só assim o CIO conseguirá focar em uma visão mais abrangente dos negócios junto com o CEO.

Paulo Lebrão,  diretor de Vendas da Dimension Data.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.