Para deputados, novos direitos de usuários de celular são insuficientes

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A qualidade e o preço dos serviços de telefonia, que os novos direitos previstos no regulamento geral de direitos do consumidor de serviços de telecomunicações ainda são insuficientes. A afirmação é dos deputados presentes na audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados sobre os serviços de telefonia, nesta quarta-feira, 30.

O regulamento foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em março, e os novos direitos foram apresentados pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante a audiência.

O deputado Márcio Marinho (PRB-BA) reclamou que o regulamento não acaba com os contratos de fidelização do consumidor, feitos pelas operadoras de telefonia. "O regulamento mantém prazo de 12 meses para que a empresa possa fidelizar o consumidor", apontou. Para ele, o consumidor deve ter liberdade para desfazer o contrato na hora em que bem entende. "Os problemas pelos quais o consumidor passa têm a complacência da Anatel", disse.

O presidente da agência reguladora, João Rezende, respondeu que o consumidor pode cancelar o contrato, mas, se tiver ganhado aparelho com o contrato de fidelização, tem que pagar pelo aparelho.

Para o deputado Edinho Bez (PMDB-SC), o novo prazo de 30 dias para o usuário utilizar os créditos de celular pré-pago ainda é pequeno. O novo prazo também está previsto no novo regulamento da Anatel. "Estamos brigando na Comissão de Fiscalização e Controle por 60 dias", afirmou. Ele destacou que a comissão aprovou a criação de uma subcomissão sobre serviços de telecomunicações.

O parlamentar também acredita que o número de antenas de celular instaladas no Brasil é muito pequeno — menor do que o da Itália, por exemplo —, prejudicando a qualidade do serviço. "Algumas prefeituras levam um ano e meio para dar uma resposta para as operadoras sobre a instalação de antenas", disse. Para ele, a solução para o problema está na aprovação da proposta de Lei Geral das Antenas pela Câmara (Projeto de Lei 5.013/13).

Para o deputado Roberto Teixeira (PP-PE), o número de antenas teria que ser multiplicado por oito, para que os serviços tenham qualidade semelhante à do Japão. Ele contestou ainda a informação apresentada pelo ministro das Comunicações de que as tarifas do celular estão baixando. Segundo ele, isso só ocorre no serviço pós-pago, e não no pré-pago. "No México, é 40 vezes mais barato do que aqui", informou Teixeira.

Conforme o ministro Paulo Bernardo, a política anunciada pelo governo de baixar, a partir do ano que vem, as tarifas de interconexão entre as diferentes operadoras deverá baixar o preços das ligações geradas de celulares pré-pago.

O presidente da Anatel, João Rezende, salientou que o governo tem competência para regular as tarifas de interconexão, mas não as tarifas de celular, pois o setor de telefonia celular é privado. Segundo ele, as tarifas são reguladas por meio da competição entre as operadoras.

O deputado Reguffe (PDT-DF) também destacou que as tarifas são muito superiores às de vários países do mundo. "Mesmo tirando os impostos, a tarifa ainda é mais elevada do que nos Estados Unidos e muitos outros países", salientou. O ministro Paulo Bernardo disse que a União Internacional de Telecomunicações (UIT) faz as pesquisas comparativas de preços considerando os preços anunciados pelas empresas nos sites, não levando em conta as promoções, que reduzem o preço médio do minuto de ligação. "As empresas são malas, colocam nos sites valores que são maiores do que na prática", afirmou.

Fiscalização

O deputado Ricardo Izar (PSD-SP), por sua vez, reclamou que a arrecadação do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), que gira em torno de R$ 4 bilhões, não está sendo usada para o fim específico, que é a fiscalização do setor, e sim para a formação de superávit fiscal pelo governo.

O ministro afirmou que essa taxa deveria ser reduzida, mas a questão tem que ser discutida no âmbito do Ministério da Fazenda. Ele também defendeu a redução do ICMS incidente sobre os serviços de telecomunicações. "Temos que reduzir os impostos federais e os estaduais", opinou. "Se tirar tributos, o consumo vai aumentar, e os estados podem até aumentar a arrecadação."

Pelo novo regulamento, as empresas terão, por exemplo, que permitir o cancelamento automático dos serviços pelos usuários. "Temos muitas reclamações na Anatel de pessoas que tentam cancelar o serviço e não conseguem", disse Paulo Bernardo. "Agora as pessoas vão ter que poder cancelar diretamente no menu tanto pelo celular quanto pela internet. As operadoras terão prazo de dois dias para poder ligar para o cliente e negociar", acrescentou.

O ministro destacou ainda alguns direitos do usuário de internet, conforme o regulamento de qualidade do usuário de internet da Anatel. Por esse regulamento, pelo menos em 98% dos casos a conexão deve ser completada. Além disso, pelo regulamento, na média do mês, as empresas devem entregar 70% da velocidade contratada de internet, e no mínimo 30% da velocidade em cada momento. "Não existe mais contratos que permitem que a empresa entregue 10% da velocidade contratada, como antes", disse. Ele salientou que o usuário pode baixar software para medir a velocidade da conexão. As informações são da Câmara dos Deputados.

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