Mercado de videoconferência e telepresença desacelera no primeiro trimestre

0

As vendas mundiais de sistemas de videoconferência e telepresença cresceram 14,4% nos primeiros três meses do ano. Apesar do aumento, a taxa foi bem abaixo dos índices de 23% e 25% registrados nos últimos três trimestres do ano passado. Os dados da IDC mostram um impacto considerável do fraco desempenho dos segmentos de telepresença com tecnologia multi-codec imersiva, que registrou queda de 38,7% na comparação com igual trimestre do ano passado. Este foi o quinto período consecutivo de retração desse mercado.

Segundo a consultoria, a queda é uma clara evidência de que vídeos em alta definição empurram para baixo os resultados. “A telepresença imersiva de ponta foi arrebatada ultimamente por soluções de qualidade de vídeo HD, com custo mais barato”, explicou o analista sênior de infraestrutura de comunicação para empresas da IDC, Rich Costello.

O especialista pondera, contudo, que o mercado de videoconferência e telepresença terá desempenho positivo nos próximos anos. Ele será impulsionado pela unificação de sistemas de vídeo integrados e soluções de colaboração, com força em grupos de usuários, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.

A liderança no mercado de sistemas de videoconferência e telepresença foi mantida pela Cisco Systems que obteve mais da metade (50,6%) de participação na receita total do setor no primeiro trimestre, com resultado 30,7% superior ao mesmo período de 2011. O percentual, contudo, é menor que os 54,3% obtidos nos últimos três meses do ano passado.

Do mesmo modo, a Polycom viu seu market share em receita cair 8,9% na comparação trimestral anual e agora detém 26,3% do mercado, na segunda colocação. A Logitech aparece na sequência, com crescimento de 2,3% da representatividade na mesma base de comparação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.