Norton aponta malware Flamer como risco em vários países

0

Ultrapassando as complexidades do Stuxnet ou Duqu, a Norton, da Symantec,  anuncia na terça-feira, 29, a descoberta de uma sofisticada e discreta ameaça online: o W32.Flamer. A análise da companhia revelou que este malware foi concebido com a habilidade de obter informações de sistemas infectados localizados no Oriente Médio. Esta armadilha é difundida discretamente há dois anos.

Resultados preliminares da pesquisa da companhia indicam que o foco do risco está primeiramente em regiões da Palestina (Cisjordânia), Hungria, Irã e Líbano. Paralelamente, outros alvos estão na Rússia, Áustria, Hong Kong e Emirados Árabes. Infelizmente, setores da indústria ou determinados grupos de pessoas atingidas pela armadilha ainda não são claros.

Assim como o Stuxnet e Duqum, ditas anteriormente, o Flamer não foi escrito por um único indivíduo, mas por um grupo de pessoas bem organizadas e com diretrizes definidas. Entre as habilidades do novo código estão o roubo de documentos, a produção de fotos dos desktops dos usuários, as divulgações via USB e desabilitação de produtos de segurança instalados nas máquinas. Além disso, sob determinadas condições, este malware se espalha para outros sistemas.

No entanto, as evidências iniciais mostram que as vítimas não foram alvos pelo mesmo motivo. Muitos usuários foram atacados virtualmente a partir de atividades pessoais, em computadores particulares e com conexão à Internet doméstica. Ou seja, mais do que em ações realizadas dentro de suas respectivas empresas.

A análise e investigação dentro de vários componentes estão em curso e detalhes técnicos mais aprofundados assim como informações do ataque serão publicados pela Norton em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.