TRT julga dissídio coletivo e define reajuste de 7,5% para trabalhadores de TI de SP

0

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou nesta segunda-feira, 30, o dissídio coletivo da categoria de TI do estado de São Paulo. Após cinco rodadas de negociação salarial sem sucesso, a sentença da Justiça atendeu as principais reivindicações dos trabalhadores — reajuste salarial linear de 7,5%, obrigatoriedade de apresentação de proposta de participação nos lucros, vale refeição de R$ 15 e aumento de 8% para os pisos salariais.

A decisão é retroativa a 1º de janeiro, a data base da categoria. Além disso, as empresas ficam obrigadas a pagar o dia parado durante a greve, aprovada por mais de 800 trabalhadores de TI paulistas e realizada no dia 21 de fevereiro, e a estabilidade de 90 dias após o julgamento do dissídio para os funcionários está garantida.

"É uma grande vitória para os trabalhadores da categoria. Foram diversas tentativas de acordo, mas o sindicato patronal foi inflexível durante toda a negociação, utilizando justificativas irreais como crescimento baixo do setor. Espero que agora eles entendam que o profissional quer ser respeitado e valorizado", afirma Antonio Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd).

Outro fator importante para a decisão do tribunal foi o número de acordos coletivos firmados entre o Sindpd e as empresas do setor desde fevereiro. Mais de 500 foram assinados e já contemplavam os índices determinados no julgamento. "A Justiça decidiu estender para toda a categoria as condições já fechadas com diversas companhias, o que indicava a total viabilidade dos índices pedidos", completa Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.