Qualcomm, Embrapa e ISES vão desenvolver tecnologias de drones para apoiar agricultores

1

A Qualcomm, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES) anunciaram nesta quinta-feira, 30, que firmaram um acordo de colaboração para desenvolver tecnologias para drones, com o objetivo de apoiar agricultores brasileiros. O Programa de Desenvolvimento de Tecnologias para o Uso de Drones em Agricultura de Precisão tem como objetivo incentivar o uso de veículos aéreos não tripulados, também conhecidos como Vants, para reduzir o impacto ambiental e aumentar a produtividade das culturas.

Os sistemas de bordo desenvolvidos para os drones — que combinarão a expertise da Embrapa em agricultura e algoritmos de processamento de imagem com a plataforma Qualcomm Snapdragon Flight e avançadas tecnologias móveis — têm como missão coletar, processar, analisar e transmitir informações das lavouras em tempo real para os agricultores e agentes ambientais de todo o Brasil.

Os dados de inteligência serão utilizados para detectar com precisão as deficiências das culturas, ocorrência de pragas, escassez hídrica, déficit de nutrientes e danos ambientais. Estas funcionalidades permitirão que os agricultores tomem medidas precisas para, por exemplo, evitar o uso demasiado de defensivos agrícolas, excesso de fertilização, além de possibilitar a irrigação de campos secos, a fim de reduzir o impacto ambiental e ampliar a produtividade.

Atualmente, os altos custos, a necessidade de operadores e técnicos especializados, além do uso de computadores de alta capacidade tornam os drones inacessíveis para a maioria dos agricultores do Brasil. Ao desenvolver sistemas de bordo para drones e aplicar uma prova de conceito é possível proporcionar a ampla adesão da tecnologia na indústria agrícola, tornando essas soluções acessíveis aos pequenos, médios e grandes produtores.

Após o desenvolvimento de sistemas de bordo para drones, o programa terá testes de campo com os dispositivos e uma avaliação para medir o seu impacto econômico e social. Com isso, ainda será possível comprovar que os drones podem permitir a adoção de medidas imediatas em favor do meio ambiente e negócios, reduzindo ainda a consequência negativa das mudanças climáticas.

A iniciativa Qualcomm Wireless Reach financia o programa, que será implantado em colaboração com a Embrapa, empresa estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o ISES, instituto sem fins lucrativos que implementa tecnologias ligadas ao desenvolvimento social e geração de renda.

O chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João de Mendonça Naime, disse que a colaboração com a Qualcomm Wireless Reach vai permitir ao centro de pesquisa brasileiro a disponibilização de tecnologias de processamento de imagens aéreas para produção de diagnósticos expeditos no campo, com essa inteligência agronômica embarcada na plataforma Snapdragon Flight para drones. "Esperamos resultados expressivos para o aumento da competitividade e da sustentabilidade da atividade agropecuária no Brasil", afirmou.

"Com o aumento da demanda por alimentos no mundo, a agricultura de precisão se torna cada vez mais importante. Os drones se tornarão uma ferramenta fundamental nesse sentido, em particular em países de extensão continental como o Brasil", disse Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior da Qualcomm Serviços de Telecomunicações e presidente da Qualcomm América Latina. "Colaborar com a Embrapa, entidade de pesquisa com forte interesse na utilização de drones para a agricultura, é um grande privilégio para a Qualcomm, que por meio da sua iniciativa Wireless Reach visa melhorar a vida das pessoas com programas que utilizam as tecnologias sem fio", completou.

A TIM através da sua área de Inovação e Desenvolvimento de Negócio será a parceira preferencial de telecomunicações do projeto contribuindo com a habilitação da rede LTE nos laboratórios e campos de prova, permitindo através da sua rede LTE à conectividade dos drones com a central de processamento das informações. A ativação do LTE se dará por meio do desenvolvimento de uma rede small cell no laboratório de precisão e da utilização da maior cobertura LTE no Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.