Ministério da Fazenda cria comitê estratégico para TI

0

O Ministério da Fazenda publicou na semana passada portaria que cria o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação. O órgão terá como missão estabelecer políticas e diretrizes de tecnologia da informação para o ministério e acompanhar a gestão da integração dos sistemas que compõem a plataforma operacional de cada secretaria que compõe a pasta. A meta, de acordo com Paulo Ricardo Godoy dos Santos, assessor da Diretoria de Gestão do ministério, é aumentar a eficiência, reduzir custos e estabelecer prioridades para novas demandas e investimentos.

O comitê, segundo ele, funcionará como um fórum estratégico, que tem como objetivo interligar e padronizar a gestão dos sistemas das cinco secretarias da pasta, que hoje não se comunicam, bem como padronizar a gestão e facilitar o acesso dos usuários. Godoy diz que, atualmente, cada secretaria tem uma política própria de TI, além do nível de maturidade entre elas ser muito díspar. ?Enquanto em algumas delas estágio de desenvolvimento da TI é bastante elevado, em outras o nível ainda é baixo.?

O assessor do Ministério da Fazenda diz que no âmbito estratégico, porém, cada secretaria continuará com autonomia para gerir os recursos, mas com políticas comuns. ?O comitê vai estabelecer uma série de diretrizes e discutir até mesmo a questão das plataformas, como, por exemplo, se todas as secretárias vão adotar software livre, já que elas utilizam várias plataformas.?

O comitê será presidido pela secretário-executivo da Fazenda, Nelson Machado, e terá como membros o procurador-geral da Fazenda Nacional, os secretários da Receita Federal, do Tesouro Nacional, de Política Econômica, de Acompanhamento Econômico e de Assuntos Internacionais, além do presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Também farão parte do órgão o chefe de gabinete do Ministro, o subsecretário do Planejamento, Orçamento e Administração, e o diretor geral da Escola de Administração Fazendária.

De acordo com Godoy, a primeira reunião do comitê deve ocorrer em breve ? sem definir uma data ?, na qual será estabelecido também o regimento interno do órgão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.