Vice-presidente defende redução de autonomia das agências

0

"Nós fomos eleitos e esse pessoal manda mais do que a gente, como é que pode?", criticou o vice-presidente da República, José Alencar. Ele defendeu nesta segunda-feira (30/7) a redução da autonomia das agências reguladoras e de órgãos como o Banco Central. ?É hora de nós aproveitarmos essa oportunidade que toda essa crise nos oferece para corrigirmos isso?, declarou, após reunir-se com representantes da Universidade Estácio de Sá, na zona sul da capital fluminense.

A crise do setor aéreo fez com que alguns parlamentares criticassem a atuação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Alencar criticou também a autonomia do Banco Central, que tem independência para definir a taxa básica de juros do país.

"O presidente da República é eleito diretamente pelo povo. Um senador, um deputado, o prefeito, o governador todos são eleitos. E não têm o poder de autonomia de uma dessas agências.? Alencar defendeu que, num estado democrático, as decisões devem ser tomadas por políticos eleitos e não por um grupo de técnicos. "Um grupo de pessoas assume determinadas funções com autonomia em relação aos que foram eleitos", disse o vice-presidente.

As decisões de um governo, para Alencar, ?são eminentemente políticas? e não técnicas. O governante, segundo ele, deve utilizar uma assessoria técnica, ?mas a seu juízo". "Do contrário, você retira até responsabilidade de quem está eleito para resolver os problemas.?

O modelo vigente hoje no Brasil para as agências e o Banco Central ?não deu certo?, analisou Alencar. O país possui cerca de dez agências reguladoras. Além da Anac, existem a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações, Agência Nacional de Petróleo (ANP), entre outras.

O projeto de lei 3.337 foi enviado em 2004 à Câmara dos Deputados, após consulta pública na Casa Civil. O objetivo do projeto é regular as agências, reduzindo sua autonomia de decisões e devolvendo algumas funções aos ministérios.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.