IBM, Microsoft e Lumis lideram em software de portal

0

O mercado de portais corporativos tem crescido exponencialmente nos últimos anos no Brasil. Na comparação de 2007 com 2006, o crescimento foi de 25%, de acordo com estudo da IDC. E, segundo o último relatório "Brazil Semiannual Enterprise Portals Tracker 2007", realizado pela IDC, os três fornecedores líderes de plataformas de portal no Brasil são, pela ordem, IBM, Microsoft e Lumis. A pesquisa avaliou a participação de mercado no segmento de software de portal, considerando a receita de software – licenças mais manutenção – das empresas.

De acordo com o analista sênior de aplicações de software da IDC, Julio Pagani, o mercado de portais corporativos na América Latina vem crescendo mais rapidamente que a média do mercado de TI na região. "No Brasil, esse crescimento é ainda superior ao latino-americano e essa configuração, com o Brasil alavancando a média de crescimento da região, será mantida pelos próximos cinco anos, ao menos", afirma ele.

Conforme o levantamento a IBM ocupa a primeira posição no ranking, com 26,8 % de market share, seguida pela Microsoft, com 14,95% de participação. Em terceiro lugar aparece a Lumis, com 11,9% market share, a única empresa nacional entre as multinacionais que operam no país.

O diretor executivo da Lumis, André Matos, atribui a expansão do mercado ao fato de as empresas estarem cada vez mais migrando suas aplicações e informações para a web, atendendo público interno e externo, o que faz com que a gestão desses ambientes se torna cada vez mais complexa. "Tendências como SOA, web 2.0 e tecnologias como AJAX devem aumentar os benefícios dos portais, mas devem também intensificar esse desafio", destaca.

Matos ressalta que o foco da Lumis é diminuir cada vez mais o esforço necessário para os clientes maximizarem esses benefícios em seus negócios. Segundo ele, a plataforma da empresa hoje é utilizada por mais de 60 grandes corporações, como Oi, Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Coca-Cola, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.