O mercado de portais corporativos tem crescido exponencialmente nos últimos anos no Brasil. Na comparação de 2007 com 2006, o crescimento foi de 25%, de acordo com estudo da IDC. E, segundo o último relatório "Brazil Semiannual Enterprise Portals Tracker 2007", realizado pela IDC, os três fornecedores líderes de plataformas de portal no Brasil são, pela ordem, IBM, Microsoft e Lumis. A pesquisa avaliou a participação de mercado no segmento de software de portal, considerando a receita de software – licenças mais manutenção – das empresas.
De acordo com o analista sênior de aplicações de software da IDC, Julio Pagani, o mercado de portais corporativos na América Latina vem crescendo mais rapidamente que a média do mercado de TI na região. "No Brasil, esse crescimento é ainda superior ao latino-americano e essa configuração, com o Brasil alavancando a média de crescimento da região, será mantida pelos próximos cinco anos, ao menos", afirma ele.
Conforme o levantamento a IBM ocupa a primeira posição no ranking, com 26,8 % de market share, seguida pela Microsoft, com 14,95% de participação. Em terceiro lugar aparece a Lumis, com 11,9% market share, a única empresa nacional entre as multinacionais que operam no país.
O diretor executivo da Lumis, André Matos, atribui a expansão do mercado ao fato de as empresas estarem cada vez mais migrando suas aplicações e informações para a web, atendendo público interno e externo, o que faz com que a gestão desses ambientes se torna cada vez mais complexa. "Tendências como SOA, web 2.0 e tecnologias como AJAX devem aumentar os benefícios dos portais, mas devem também intensificar esse desafio", destaca.
Matos ressalta que o foco da Lumis é diminuir cada vez mais o esforço necessário para os clientes maximizarem esses benefícios em seus negócios. Segundo ele, a plataforma da empresa hoje é utilizada por mais de 60 grandes corporações, como Oi, Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Coca-Cola, entre outras.