Lula sanciona lei que transforma Ceitec em empresa pública

0

O presidente Lula sanciona nesta quinta-feira, 31, a lei que cria o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O Ceitec, sediado em Porto Alegre (RS), poderá contar com unidades em outros estados e até no exterior. O centro será uma empresa pública especializada no desenvolvimento e produção de circuitos integrados de aplicação específica (ASICs). A unidade já recebeu cerca de R$ 270 milhões em investimentos do governo e até o fim de 2009 deve concluir a fabricação do primeiro circuito integrado desenvolvido no país.

Entre as principais metas do Ceitec também está a inserção do Brasil no mercado global de semicondutores. Segundo o MCT, os investimentos feitos no setor permitirão a implantação de outras empresas de microeletrônica no país, que vão estimular a formação e capacitação de mão-de-obra especializada e a modernização de outros setores industriais na América Latina.

No Ceitec serão desenvolvidas tecnologias nas áreas de semicondutores, microeletrônica e afins. A empresa poderá negociar a produção dos circuitos integrados, a concessão de licenças ou de direitos de uso de marcas e patentes, ou ainda promover a transferência de conhecimentos gerados no centro. A empresa também atuará nas áreas de formação de recursos humanos, por meio de intercâmbio com universidades e centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento, com outros órgãos públicos e com empresas privadas.

Ainda farão parte de sua atuação a promoção e o suporte de empreendimentos inovadores nas áreas de software e hardware; o fornecimento de informações, disseminação de tecnologias alternativas e a realização de trabalhos integrados com instituições de pesquisa e desenvolvimento com outros órgãos públicos e empresas privadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.