Operação da PF prende hacker brasileiro na Europa

0

A Polícia Federal realizou na terça-feira, 29, em parceria com o FBI, a polícia federal americana, a operação Conexão Holanda para prender um hacker brasileiro suspeito de controlar computadores para cometer crimes através da internet. O suspeito foi preso na Holanda por agentes da polícia daquele país quando negociava a venda de acesso a "computadores zumbis"

A Polícia Federal realizou na terça-feira, 29, em parceria com o FBI, a polícia federal americana, a operação Conexão Holanda para prender um hacker brasileiro suspeito de controlar computadores para cometer crimes através da internet.

O suspeito foi preso na Holanda por agentes da polícia daquele país quando negociava a venda de acesso aos computadores que ele controlava (computadores zumbis). Através das máquinas é possível a realização de ataques contra instituições bancárias e contra servidores de grandes empresas.

Além do hacker foram presos também um holandês e outro homem envolvido na fraude. No material apreendido estão dez discos rígidos, quatro notebooks, 500 CDs e DVDs, além de documentos.

Ao mesmo tempo em que os policiais holandeses realizavam a prisão na Europa, policiais federais realizavam buscas em dois imóveis do suspeito nas cidades de Taubaté e Caraguatatuba, no interior de São Paulo. Os mandados de buscas foram expedidos pela Justiça Federal de Taubaté.

A investigação que resultou na operação durou quatro meses e foi realizada por agentes do FBI e por policiais federais da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos e da Superintendência Regional da PF em São Paulo. Com a apreensão dos computadores usados pelo hacker será possível saber o total de máquinas controladas e utilizadas nos golpes.

O golpe

Um hacker, através de e-mails ou sites, consegue instalar programas (conhecidos como malwares) em diversos computadores que ficam sob o seu domínio. O usuário acaba nem percebendo a presença dos programas maliciosos no seu computador, já que na maioria das vezes a máquina não apresenta diferença no seu funcionamento.

Com a rede de "computadores zumbis", também chamada de botnet, o hacker consegue realizar crimes pela internet como o envio de spams e fraudes bancárias. O criminoso também pode dar um comando para que todos os computadores controlados por ele acessem simultaneamente um site ou servidor de informações, o que torna o tráfego lento para os usuários comuns. Esta ação, que é conhecida como ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), pode tirar o site ou servidor do ar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.