Ceará é o primeiro estado a se integrar ao Infoseg

0

O Ceará é o primeiro estado brasileiro a integrar, em tempo real, informações do Tribunal de Justiça estadual ao Sistema de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública e Justiça (Infoseg), do Ministério da Justiça. Com isso, todos os dados sobre processos criminais da capital e interior do Ceará, alvarás de soltura e fotos e assinaturas da Carteira Nacional de Habilitação estarão disponíveis via Internet.

"A rede Infoseg é uma moderna ferramenta tecnológica que está facilitando o trabalho de vários órgãos na prestação de serviços à sociedade brasileira", afirmou o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa. "O Ceará está dando um exemplo de integração entre os órgãos estaduais e federais, destacando-se a participação do Tribunal de Justiça do estado".

O novo Infoseg foi lançado pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em dezembro de 2004, na época, interligado aos bancos de dados das polícias estaduais, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Serviço Nacional de Armas da Polícia Federal.

Neste ano, já foram incluídos os dados de termos circunstanciados, de CPF e CNPJ da Receita Federal. No momento, está em teste a integração de outros bancos de dados que facilitarão o trabalho de agentes e de vários órgãos públicos.

O Sistema interliga as bases de dados dos órgãos de segurança pública, justiça e fiscalização, permitindo consultas em tempo real, via internet, mediante senhas específicas para cada perfil de usuário. Qualquer posto policial, devidamente credenciado, pode verificar em poucos segundos se um suspeito sob custódia está sendo procurado em outros estados.

Todas as unidades da federação já fazem parte da rede, sendo que 24 estados e as polícias Federal e Rodoviária Federal já estão com seus bancos interligados em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.