Novo marco legal do setor de ciência e tecnologia chega ao Senado

0

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira, 30, documento com sugestões para a definição de um novo marco legal do setor de ciência, tecnologia e inovação. Representantes de entidades e órgãos do setor entregaram a proposta. O documento com sugestões para a atualização e reformulação da legislação atual do setor foi elaborado por um grupo de trabalho do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti).
O texto sugere, entre outros pontos, a atualização da Lei de Inovação. Também critica o regime de dedicação exclusiva imposto aos pesquisadores nacionais e sugere que as regras para aquisições e contratações no âmbito da CT&I se "afastem da incidência da atual Lei Federal de Licitações" para alcançar mais celeridade. Segundo o texto, essa lentidão chega a inviabilizar projetos científicos e de inovação que poderiam resultar em ganhos diretos e indiretos para a sociedade.
O presidente Sarney elogiou a iniciativa de atualização da lei e disse que os países que estarão à frente no futuro serão os que dominarem o conhecimento e a tecnologia. Os representantes do setor pretendem se reunir com integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado para encontrar a melhor forma de apresentar a proposição. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.