Zynga só deve abrir capital depois de outubro

0

A abertura de capital da empresa de jogos sociais Zynga não deve ocorrer antes outubro, de acordo com fontes próximas à empresa ouvidas pela CNBC. A empresa espera levantar ao menos US$ 1 bilhão com a oferta inicial pública de ações (IPO, na sigla em inglês).
Diversos obstáculos travam o IPO da empresa, inclusive a aprovação dos documentos apresentados com o pedido à Securities and Exchange Commission (SEC) em julho. Nas últimas semanas, o órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos pediu esclarecimentos sobre algumas métricas utilizadas nos demonstrativo financeiro da empresa.
O caso é similar ao do Groupon, que usou a métrica contábil ACSOI (sigla para lucro operacional de segmento consolidado ajustado), que exclui da contabilidade itens como despesas de marketing e pagamento de bonificações por meio de ações. Depois de ter recebido várias críticas dos investidores e pedidos de explicações da SEC por supostamente maquiar resultados negativos, o site de compras coletivas decidiu deixar de empregá-la.
"As métricas da Zynga são menos preocupantes que as do Groupon", afirmou uma pessoa ligada ao assunto ouvida pelo site de notícias. Um ponto questionável é a confiabilidade de uma métrica chamada "bookings", que a empresa define como o montante que ela consegui arrecadar recentemente por meio da venda de bens virtuais e anúncios em seus games.
Esse processo, segundo a fonte, difere da forma como a Zynga trata a publicidade ou a receita pela venda dos games, normalmente obtida ao longo da vida do produto. A Zynga admite que o bookings não faz parte dos princípios aceitáveis de mensuração. "Esta informação deve ser considerada como suplementar", diz o documento que a explica, "e não significa substituir a receita de acordo com os princípios contábeis normalmente aceitos nos Estados Unidos (US GAAP, na sigla em inglês)", completa.
O calendário fiscal também é outro ponto quetionável, devido aos feriados nos EUA e as ofertas de planos de ações previstas. Assim, o IPO, antes previsto para setembro, só deve acontecer depois de outubro, talvez novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.