Relatório divulga os dez piores vírus e boatos de setembro

0

A Sophos, fornecedora de soluções de segurança contra vírus, spywares e spams corporativos, acaba de divulgar relatório dos dez piores vírus e boatos virtuais que causaram problemas nos PCs em todo o mundo em setembro de 2005.

O documento, produzido pela rede global de centros de monitoramento da empresa, revela que o Netsky-P (o verme criado pelo adolescente alemão Sven Jaschan) continua na liderança do ranking, mesmo após ter sido detectado há 19 meses.

A Sophos destaca que a idade média dos dez piores vírus é de oito meses, o que demonstra que um grande número de usuários de PCs continua displicente para instalar e atualizar seus softwares antivírus.

As dez piores pragas virtuais foram:

1. W32/Netsky-P 18.6%
2. W32/Mytob-BE 7.6%
3. W32/Mytob-AS 6.8%
4. W32/Zafi-D 4.3%
5. W32/Netsky-D 3.3%
6. W32/Mytob-CX 2.8%
7. W32/Mytob-EP 2.7%
8. W32/Mytob-CJ 2.6%
9. W32/Mytob-C 2.5%
10. W32/Mytob-CN 2.0% (retornou ao ranking)
Outros 46.8%

O Netsky-P aparece no topo do ranking, com crescimento, pelo segundo mês consecutivo, passando de 14.7% para 18.6%. Foi constatado também um aumento nas ocorrências de outros velhos conhecidos, como os vírus Zafi-D e Netsky-D. Houve um aumento no número de ataques direcionados ao setor financeiro.

A Sophos constatou uma queda nos ataques em massa via e-mail, permitindo que os vírus de e-mail mais poderosos pudessem manter sua posição de destaque no ranking dos dez piores.

O vírus Netsky-P se espalha via e-mail e sistemas de arquivos compartilhados na internet e tenta levar os usuários a abrir arquivos infectados. A notícia de que os usuários continuam caindo nessas armadilhas coincide com uma pesquisa recente realizada pela Sophos, que revelou que 79% dos profissionais de TI acreditam que os empregados colocam as organizações em risco ao falharem na utilização dos mecanismos de segurança on-line.

?Não são só as empresas que devem se assegurar de manter seus sistemas antivírus, anti-spam e spywares atualizados, mas também os gerentes de TI precisam reforçar as políticas de segurança para que os funcionários não coloquem em risco os sistemas de proteção pela prática de ações descuidadas", complementa Theriault. ?Os ataques menores estão aumentando, em razão do aparecimento de uma nova estirpe de criminosos motivados pelo retorno financeiro. A grande preocupação é de que, se os usuários continuarem a usar PCs sem segurança com sistemas de proteção desatualizados, eles serão um alvo fácil para esta nova forma de crime virtual?, explica Carole Theriault, consultora sênior de segurança da Sophos.

A boa notícia é que houve mais uma redução do número de e-mails infectados ? a quinta em meses consecutivos. O relatório demonstra que 1,53%, ou um em 65 e-mails que circularam em setembro tinham conteúdo virulento. A empresa detectou e ofereceu proteção contra 1.233 novos vírus ao longo do mês.

Para minimizar a exposição das empresas às pragas virtuais, a Sophos recomenda que elas adotem uma política de segurança no gateway de e-mail que possa barrar arquivos executáveis indesejáveis. As companhias devem também usar um software antivírus atualizado e firewalls, além de instalar as últimas versões dos aplicativos de segurança.

Os dez piores boatos virtuais:

1. Hotmail hoax 16.0% (líder pelo 15º mês consecutivo)
2. Meninas da Playboy 11.3%
3. WTC Survivor 9.5%
4. Bonsai kitten 8.8%
5. Budweiser frogs screensaver 8.3%
6. A virtual card for you 5.8%
7. Bill Gates fortune 3.7%
8. Jamie Bulger 3.0%
9. ICE virus hoax 1.6%
10. HIV Needles 1.0% (novo)
Outros 31.0%

"Enquanto o boato do Hotmail permaneceu em primeiro lugar mais um mês, é interessante notar que o boato ICE teve uma queda de 5% no último mês, com o retorno de Londres à vida normal, após os ataques terroristas de julho passado," conclui Theriault.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.