Adotar soluções móveis na ponta de venda ainda é um desafio no Brasil

0

Antes de pensar em adotar mobilidade e automação na ponta de venda, em especial com o checkout móvel (no qual o consumidor consegue finalizar a compra pelo smartphone), o setor do varejo ainda precisa enfrentar o desafio de eliminar as amarras físicas e burocráticas. De acordo com o diretor do segmento de varejo da Totvs, André Veiga, a nota fiscal eletrônica é um primeiro passo para permitir essa transição tecnológica com dispositivos móveis. "Isso vai desamarrar a parte física, trazer redução de despesas e mais flexibilidade no ponto de venda", disse ele durante o último painel do primeiro dia do Fórum Mobile+ dia 30 de setembro, em São Paulo. "Agora, o que temos é a adoção dos Estados", explica – no momento, 17 Unidades da Federação já adotaram o cupom fiscal eletrônico.

Com a adoção da NF-e, espera-se que haja redução na papelada necessária para cumprir as obrigações fiscais no varejo, permitindo o dinamismo das transações móveis rápidas. A questão é que isso precisa atingir não apenas os grandes varejistas. "Tem um mercado enorme que não são apenas os big players, são os menores. Quando começar a atingir os pequenos e médios, vamos ter um cenário bem mais interessante", afirma o diretor arquiteto de produtos móveis da Tlantic, Vinícius Linck.

Outro desafio apontado no painel é o da própria pluralidade de soluções. "A oferta de tecnologia acaba atrapalhando também na hora da tomada de decisão, com mais de 30 opções diferentes para resolver o problema", explica o CEO da MC1, César Bertini. E ele alerta que ainda é necessário buscar uma abordagem objetiva na hora de adotar a plataforma. "Tem que tomar cuidado em rebuscar tecnologia ou processo: a aplicação tem que ser simples, hoje tem de ser em dois ou três cliques", diz.

Um exemplo é a adoção de dispositivos robustos. Bertini declara que a Microsoft abandonou o sistema operacional Windows Mobile, finalizando o suporte em favor da adoção dos novos Windows Phone (e que, a partir do Windows 10, será totalmente integrado à versão desktop). Por outro lado, não há implantação do tipo no iOS, deixando espaço livre para o Android crescer. "Temos clientes de energia (elétrica) com 2.500 usuários e a adoção é tudo de Android da Samsung", explica. Vinícius Linck concorda: "Android e Windows 8 são tendências. Problema agora é legado." Ele acredita que a saída pode ser a adoção de uma solução multiplataforma para lidar com esses dispositivos mais antigos.

Decisão estratégica

César Bertini ressalta que o varejista primeiro precisa pensar se adotar a plataforma móvel é algo realmente que compense. "As empresas tendem a classificar 100% de assertividade em tudo, mas mobilidade é algo tão novo, quem entra nesse mercado tem de estar disposto a implantar, ajustar, fazer de novo… Não é um projeto, é um processo contínuo", declara. O vice-presidente de vendas da Spring Mobile Solutions, Fernando Valente, concorda com a abordagem. "Quando pensamos em processos de missão crítica, as objeções (ao mobile) são imensas", diz. Na visão dele, o necessário é fazer uma avaliação comparativa para mostrar ao cliente as vantagens (ou desvantagens) de entrar nessa nova oportunidade. "Tem que fazer assessment para mostrar como é hoje e como será com a mobilidade, é outra forma de remover objeção."

"É preciso primeiro entender o problema para, só depois, ver se vai para o mobile mesmo", pontua o gerente de negócios do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Paulo Melo. "A gente não é apegado a mobile, Web, cloud, ou o que for. O mais importante é descobrir a necessidade e o negócio do cliente", explica. A solução empregada por Melo é a Chega de Fila!, um projeto para o grupo administrador de shopping centers Sonae que permite a troca de cupom fiscal por promocional utilizando o celular. O diferencial da introdução móvel, nesse caso, é a oportunidade de estar com o cliente nas lojas e ir além das vendas online. "Podemos começar a brincar com Big Data, introduzir o digital no dia-a-dia do consumidor do shopping, não só no e-commerce." O app já está em 11 shoppings da rede e contou com taxa de adesão acima de 45% dos consumidores participantes durante promoção de Dias das Mães e dos Namorados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.