BNDES vai avaliar bens intangíveis de empresas a partir de 2008

0

A partir do próximo ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende levar em conta os bens não-físicos das empresas, como os investimentos em tecnologia, conhecimento e transparência, na hora de analisar crédito e conceder empréstimos. A informação foi confirmada nesta terça-feira (30/10) pelo presidente da instituição, Luciano Coutinho.

Na segunda-feira (29/10), o banco havia anunciado uma parceria com a Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) para criar um método para avaliar os bens não-físicos das empresas (também chamados de bens intangíveis), como marcas e patentes, design, e governança corporativa ? maneira como a empresa é administrada. A metodologia está sendo testada em quatro empresas.

Coutinho participou do seminário internacional ?Avaliando o Capital Intangível no Brasil?, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Segundo o presidente do BNDES, os resultados dos testes desenvolvidos em conjunto com a Coppe/UFRJ contribuirão para o aperfeiçoamento dessa metodologia. ?Espero que, em 2008, a gente possa submeter à diretoria uma nova metodologia e que ela possa começar a ser implantada na avaliação das empresas, especialmente na área de alta tecnologia?, destacou.

Para o presidente do BNDES, a adoção de estratégias inovadoras pelas empresas, apesar dos riscos e das incertezas, resulta em ganhos em termos de liderança e competitividade. Ele citou o exemplo do Japão, que adotou uma política de apoio aos capitais não-físicos, especializando-se em microeletrônica e semicondutores, dentro de uma política industrial baseada na inovação. Segundo Coutinho, quando transformada em produtos e processos, a inovação passa a ser quantificada, isto é, transforma-se em um ativo e pode ser patenteada.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.