Nota fiscal eletrônica pode impulsionar uso da certificação digital

0

A possibilidade de emitir notas fiscais eletrônicas deve impulsionar o mercado de varejo eletrônico a adotar a certificação digital nas transações comerciais da rede. A avaliação foi feita pelo consultor do comitê de varejo online da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Gastão Mattos, durante o 5º Fórum de Certificação Digital (CertForum), nesta terça-feira (30/10). O evento ocorre até o dia 1º de novembro, em Brasília.

Segundo ele, hoje, 100% das mercadorias comercializadas nas grandes lojas eletrônicas são entregues e a avaliação é de que a nota fiscal eletrônica reduziria a necessidade do uso de papel e a burocracia da logística até a entrega, além de tornar todos os procedimentos do varejo online eletrônicos. ?Nada mais natural que uma loja que vende na internet emita notas fiscais eletrônicas?, observou Mattos.

O executivo acredita que, em cinco anos, poderá haver uso expressivo da certificação digital para chancelar compras na internet, embora oferecida como uma ferramenta opcional. ?Se o usuário tiver um certificado digital, haverá a opção de assinar digitalmente a compra feita, com um ícone na página. Para o lojista será bom porque, além de autenticar o cliente, a ferramenta dará a garantia de que ele aceitou as condições da venda?, afirmou.

Mattos lembra que a inadimplência ainda é um dos gargalos do setor e que a certificação digital poderá ter impacto positivo para reduzir o problema. ?Pode também impulsionar as vendas, até porque aumenta a percepção de segurança por parte do cliente?, avalia.

Ele cita estudo o qual aponta que o mercado de varejo online deve fechar o ano com um total de R$ 6,5 bilhões em vendas e a expectativa é de que haja um crescimento de 50% em 2008. A falta de segurança, com riscos de fraudes e violações na rede, já não é o fator que mais reflete negativamente no mercado de vendas eletrônicas, segundo Mattos. ?Hoje, o maior desafio é a forma de pagamento. O setor precisa explorar mais o nicho de formas parceladas, de forma que o parcelamento não se restrinja só ao cartão de crédito.?

O consultor acredita que a oferta opcional do cliente autenticar-se na rede no momento de comprar um produto pode também, na outra ponta, impulsionar o uso da certificação digital por pessoas físicas. ?Para ter certificação digital, o consumidor tem que ter benefício, e isso tem de ser contínuo. Ou seja, ele tem que ter uma aplicação que exija que use a certificação digital sempre e o comércio online pode ser essa opção?, analisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.