Indústria de celulares mostra sinais de recuperação

0

O mercado mundial de celulares registrou uma leve recuperação no terceiro trimestre. A percepção dos analistas é de que a fase mais aguda da crise já ficou para trás, mas ainda deve demorar para a retomada nos patamares de lucratividade do período pré-crise.
As vendas no período totalizaram 287,1 milhões de unidades, um aumento de 5,6% frente ao segundo trimestre, segundo dados da IDC. Apesar da melhora na comparação com o segundo trimestre, o resultado representa uma queda de 6% em relação ao mesmo período de 2008.
Segundo o Ramon Llamas, analista da IDC para a indústria de celulares, no trimestre, vários canais venderam aparelhos mais antigos por preços baixos, o que foi suficiente para estimular as vendas.
Já neste último trimestre do ano, o analista avalia que as vendas tendem a continuar a crescer, impulsionadas pelos novos lançamentos dos fabricantes.
De acordo com a IDC, a Nokia se manteve na dianteira, com 37,8% de participação sobre as unidades vendidas no terceiro trimestre. Em seguida vio a Samsung, com 21% de market share. A LG aparece na terceira posição por mais um trimestre, com representatividade de 11%, contra 4,9% da Sony Ericsson e 4,7% da Motorola, quarta e quinta colocadas, respectivamente. Na comparação com mesmo período de 2008, isso representa um salto de duas posições para a LG.
Já segundo a Strategy Analytics, o mercado de celulares tende a apresentar vendas 3% superiores no quarto trimestre deste ano frente a igual período de 2008, fechando o período com o embarque de 300 milhões de unidades.
A consultoria aponta que, no trimestre encerrado em 30 de setembro, as vendas de celulares ficaram em 291 milhões de unidades, decréscimo de 4% na comparação anual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.