Santa Casa de Franca obtém vantagens com troca de PCs por thin clients

0

Referência regional em casos de média e alta complexidade, a Santa Casa de Franca, no interior de São Paulo, não mede esforços para garantir um atendimento de qualidade e humanizado. Uma meta para a qual precisa liberar seus profissionais das atividades mais burocráticas e de bastidores e que, portanto, exigiu a implantação de um sistema de gestão, em 2006. A ideia naquele momento era eliminar planilhas e softwares paralelos, o que também exigiu a instalação em, em alguns casos, a substituição de terminais e servidores.

A nova solução de gestão tinha de ser disponibilizada a setores ainda não informatizados, e o processo tinha que ser ágil para não prejudicar o atendimento de alto volume mensal. O hospital oferece 304 leitos para atendimento nas áreas de clínica médica e cirúrgica, ambiente onde giram por volta de 1600 internações mensais. O complexo hospitalar atende pacientes de 22 municípios (cerca de 700 mil habitantes), que demandam aproximadamente 700 cirurgias por mês.
Foi neste cenário que a Santa Casa, após contatos e visitas da INIT – fabricante brasileira de produtos para o segmento de cloud computing – decidiu aproveitar o momento de renovação dos parques de hardware e software para também substituir os terminais PCs por thin clients, um computador dependente primariamente de um servidor central para o processamento de atividades, com poucos ou nenhum aplicativo instalado e integrado a uma rede cliente-servidor de duas camadas.

De acordo com Leandro Borges, gerente de TI da Santa Casa de Franca, a maior vantagem da utilização da solução é a economia com manutenção. “Diferentemente dos desktops, a manutenção ocorre com baixa freqüência, já que os thin clients têm menos peças e quase nenhum software instalado diretamente neles. Dessa maneira, quando apresenta defeito, o terminal simplesmente é trocado por outro exatamente igual e enviado para a assistência técnica”, pondera.
Borges informa que antes do projeto, com o uso de desktops convencionais, era necessário mais tempo de atenção a cada máquina. “Se antes o tempo de manutenção levava 10 dias nas 60 máquinas que tínhamos, hoje com 120 levamos a mesma coisa ou em certos casos até menos”, comemora.

O gerente destaca outras vantagens na utilização dessas máquinas, como o baixo custo de administração de TI, a facilidade de proteção (segurança), o baixo custo de hardware e o menor custo para licenciamento de softwares, e uma maior agilidade para rodar planilhas complexas que utilizam macros e tabelas dinâmicas.
Esses ganhos, diz ele, se aliam à economia nos custos com energia elétrica, que vai desde o consumo da máquina até a utilização de ar condicionado – os thin clients dissipam menos calor no ambiente – e à facilidade de upgrade. “Os terminais “magros” também apresentam uma vida útil mais longa dos que os PCs, por exemplo, porque todas as aplicações rodam remotamente a partir de um computador servidor”, destaca.

Ampliação

Uma ideia do desempenho desses equipamentos na Santa Casa de Franca são os dois upgrades feitos nos servidores até o momento para suprir os requisitos necessários à execução do software de gestão. “Nos limitamos aos servidores. Não foi preciso atualizar as estações de trabalho”, comemora Borges.

O executivo informa, no entanto, que foi preciso aumentar a capacidade da rede local, um investimento compensado, segundo ele, pela economia gerada pelo projeto. Outra mudança feita no parque de informática foi a adoção de servidores redundantes, pois se o servidor der problema e não houver redundância, todos os thin clients ficam inoperantes.

Com o tempo e na medida do possível, os terminais da Santa Casa de Franca estão sendo substituídos pelos thin clients da INIT. Desde o início da implementação até o julho deste ano, o complexo hospitalar evoluiu de 60 equipamentos para 120, sendo que apenas uma das unidades concentra aproximadamente 75% de terminais em operação.

Ocupação silenciosa

Além disso, a solução – fornecida pela RAC Serviços – mostrou resultados qualitativos que ultrapassaram as expectativas, segundo o executivo. Um deles se refere à simplicidade da implementação, que foi feita pela equipe interna, eliminando gastos com fornecedores e prestadores de serviços. “Sabemos que fizemos uma boa troca”, salienta Borges.

Até o momento, o projeto recebeu investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, incluindo atualizações, troca dos terminais e dos servidores. Como projeto futuro, a Santa Casa de Franca pretende continuar, aos poucos, com a adoção de thin clients até atingir 100% dos terminais das unidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.